Voltar

Mais de mil iniciativas socioambientais foram apoiadas pela FHE e pela POUPEX em 2016

Em 2016, a Fundação Habitacional do Exército (FHE) e a POUPEX apoiaram 1.033 ações beneficentes, nas áreas social, educacional, cultural e esportiva, ratificando a preocupação das instituições, particularmente, com a qualidade de vida do público preferencial, os militares, e também de pessoas com menor poder aquisitivo.

Nesse sentido, destacam-se os patrocínios a unidades, clubes e círculos militares, que, em sua grande maioria, receberam recursos para a reforma ou a melhoria de instalações, com o objetivo principal de proporcionar mais lazer aos associados. 

No campo educacional, a Fundação Habitacional do Exército investiu no projeto piloto do programa Educar é a Nossa História, do Exército Brasileiro, concedendo bolsas de estudos a candidatos ao concurso de admissão para a Escola de Sargentos das Armas (EsSA). Alunos do Colégio Militar de Brasília e de diversas escolas de formação de Oficiais e Sargentos assistiram a aulas de educação financeira, como parte de iniciativas apoiadas pela FHE. Especial atenção foi dada a creches que atendem filhos de militares e servidores civis de menor poder aquisitivo da Força Terrestre: Soldadinho de Chumbo, em Brasília (DF), e Angelina Vieira, com unidades em Manaus (AM) e Osasco (SP). Mais de 6 mil estudantes de escolas públicas do Distrito Federal (DF) participaram do Programa Cidadania e Justiça na Escola, patrocinado pela POUPEX há 15 anos.

Na área cultural, foram destinados recursos às bandas sinfônicas do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais, e às bandas Falcão Imperial, Violões do Forte de Copacabana e Brasília Sopro Sinfônica, formadas por jovens de regiões carentes de Barcelos (AM), do Rio de Janeiro (RJ) e DF, respectivamente. Eventos como o Concerto da Independência, promovido em frente ao Quartel-General do Exército, na capital federal, encantaram milhares de pessoas, as quais contribuíram com alimentos não perecíveis para repasse a entidades filantrópicas apoiadas pela FHE.

Crianças, jovens e idosos em situações de vulnerabilidade contaram com a solidariedade de grupos beneficentes que receberam doação da FHE e da POUPEX, entre eles o Serviço de Assistência Social da Academia Militar das Agulhas Negras (SASAMAN); o Departamento Voluntárias Cisne Branco, ligado à Marinha; e a Associação Ordem das Altaneiras, gerida por esposas de integrantes da Aeronáutica.