Bicicleta: bom para o homem e o meio ambiente

3 jun 2022 Atualizado em 20 dez 2023

O bancário Cláudio Guedes da Silva percorre cerca de 50 quilômetros diariamente de bicicleta para ir do trabalho para casa. Formado em educação física e apaixonado por esportes, ele encontrou no veículo uma alternativa para se locomover e, ao mesmo tempo, se exercitar

Cláudio usa a bicicleta para ir ao trabalho e voltar para casa.
Cláudio usa a bike para ir ao trabalho e voltar para casa

“Eu sempre gostei de pedalar. O movimento de carros nas ruas e o aumento do preço do combustível foram determinantes para eu optar pela bicicleta como meio de transporte”, conta Cláudio. “Além disso, é prazeroso. O dia rende, e eu sinto um enorme bem-estar físico e mental. Recomendo demais!”

Cláudio faz parte do grupo de brasileiros que utiliza, cada vez mais, a bike como meio de transporte, especialmente após o início da pandemia da covid-19. Nesse período, o uso do equipamento passou a ser fortemente recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere a prática de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana como forma de prevenir algumas doenças.  

Optar pela bicicleta também contribui diretamente para a redução da poluição do ar nas grandes cidades. De acordo com estudo recente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), o setor de transporte é o maior responsável pela emissão de gases que provocam o efeito estufa. Somente os automóveis respondem por 72,6% dessas emissões.  

E é por esse contexto de mobilidade urbana sustentável e benefícios ao corpo humano que hoje, 3 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Bicicleta. O veículo, que está em uso há dois séculos, é considerado um transporte acessível, limpo e adequado ao meio ambiente. 

Atualmente, não existe desculpa para não pedalar. Nas metrópoles brasileiras, o sistema de bicicleta compartilhada disponibiliza opções comuns e elétricas, que costumam ser robustas e projetadas para diferentes perfis de usuários. Levantamento feito pela operadora de bike Tembici mostrou que essa alternativa aumentou 400% em 10 anos no país. 

6 benefícios ao adotar a bicicleta como meio de transporte 

  • Economia compartilhada 
  • Economia de tempo 
  • Economia de dinheiro 
  • Espírito de comunidade 
  • Manutenção da saúde 
  • Versatilidade

Fonte: Summit Mobilidade, com adaptações 


Quer pedalar por aí tranquilo? Contrate o Seguro Bicicleta da POUPEX!

Últimas notícias

Loading...