Vai fazer a viagem dos sonhos? Um planejamento inteligente realizado com antecedência e de forma estratégica pode garantir mais tempo de diversão e descanso. Para isso, é essencial ter um checklist de viagem: uma lista com tudo do que é preciso para organizar antes de embarcar rumo ao destino escolhido, seja ele no Brasil ou no exterior.
Índice
1. Destino e data
2. Duração da viagem
3. Planejamento de gastos
4. Passagens
5. Documentação
6. Seguro-viagem
7. Hospedagem
8. Meios de locomoção
9. Dinheiro
10. Chip internacional de celular
11. Viagem com crianças
12. Roteiro
13. Mala
1. Escolha o destino e a data
Escolher o destino é o primeiro passo. A partir dele, você poderá estipular a duração e o orçamento da viagem, separar a documentação necessária, prever os itens que vão compor a mala.
Pesquise sobre o clima e os melhores meses para visitar aquele local. Na data em que você pretende ir, é frio ou quente? Chove muito? Neva? Há risco de furacões? Essas respostas podem ajudar a decidir se você estiver em dúvida entre mais de uma opção.
Avalie também o fluxo de turistas. Na baixa temporada, há menos movimento, com ruas, atrações e restaurantes mais vazios, permitindo uma exploração mais livre e até mais econômica.
Na alta temporada, apesar dos preços mais elevados, costuma haver mais atrações, pensadas justamente para o período de grande fluxo de viajantes.
2. Defina a duração da viagem
Agora que o destino foi escolhido, o próximo passo do seu checklist de viagem é decidir a duração. Avalie quantos dias são necessários para aproveitar o local.
A quantidade de dias influencia diretamente o orçamento. Pesquise valores de acomodações e atrações em sites de turismo para estimar os gastos e confirme se a viagem vai caber no seu bolso.
3. Faça um planejamento de gastos
Após decidir o destino e o período de estadia, calcule e anote as despesas médias: passagens aéreas, alimentação, seguro-viagem, hospedagem, transporte, passeios e compras. Reserve também uma parte do orçamento para gastos extras e imprevistos.
4. Compre as passagens
Adquirir as passagens com antecedência é o ideal, mas, antes, pesquise os preços em sites comparadores ou direto nas páginas das companhias aéreas.
5. Separe a documentação
Um item importante do checklist de viagem são os documentos que vão na bagagem.Dentro do Brasil, o RG e o CPF são essenciais. Já no exterior, o passaporte é necessário para a maioria dos países, e o visto é obrigatório em parte deles.
Portanto, pesquise com antecedência as documentações exigidas para o seu destino. A falta de alguma delas pode inviabilizar o embarque ou o acesso a algum ambiente.
Vai viajar com menores de idade? Leve identidade ou certidão de nascimento e o cartão de vacinas. Providencie também a Autorização de Viagem para Menores, exigida pela Polícia Federal em viagens internacionais se a criança ou o adolescente estiver acompanhado de apenas um dos genitores ou dos responsáveis legais.
Para trajetos de carro em território brasileiro, verifique a documentação do veículo e a CNH. Em viagens internacionais, confira se Permissão Internacional para Dirigir (PID) é obrigatória.
Por fim, atente-se a possíveis exigências de comprovantes de vacinação. Pesquise em sites oficiais do destinose há vacinas obrigatórias para o viajante.
Em alguns casos, gestantes podem precisar de documentos comprobatórios de saúde para viagens de avião. Consulte a empresa aérea.
6. Contrate um seguro-viagem
O seguro-viagem é outro item de extrema importância no checklist de viagem. Ele oferece tranquilidade em imprevistos como extravio de bagagem, acidentes pessoais e cancelamento de voos. Também cobre despesas médico-hospitalares, geralmente por reembolso.
7. Reserve a hospedagem
Pesquise hospedagem em sites comparadores, considerando localização, notas e avaliações de outros hóspedes, além de outros requisitos que sejam importantes para você. Reservar com antecedência costuma garantir mais economia e melhores acomodações.
8. Pesquise sobre os meios de locomoção
Como você pretende se locomover no destino? Este é o momento do checklist de viagem em que você faz a reserva do aluguel de um carro ou de um transfer, por exemplo.
Se a decisão for usar transporte por aplicativo ou táxi, certifique-se de baixar os apps com antecedência e se cadastrar. Caso opte pelo transporte público, pesquise como funciona o serviço, horários e formas de pagamento.
9. Troque um pouco de dinheiro na moeda local
Em viagens nacionais, o manuseio do dinheiro é mais simples; a maioria dos comércios aceita Pix e cartões. No entanto, tenha uma pequena reserva em mãos para imprevistos.
Em viagens internacionais, é essencial levar um pouco de dinheiro em espécie para emergências e locais que não aceitam cartão. Antes de trocar o dinheiro, verifique se a casa de câmbio é segura consultando osite do Banco Central do Brasil.
Para usar cartão de crédito, verifique se há cobertura internacional e cobrança de taxas. Há ainda cartões de contas globais, que costumam ter taxas menores e câmbio mais favorável.
10. Compre um chip internacional de celular
Para se manter conectado em outros países, uma das opções é o uso do roaming internacional, serviço ofertado pelas operadoras que permite o funcionamento do chip no exterior.
Uma opção mais econômica é comprar um chip local ao desembarcar. Essa opção fornece um novo número, tarifas mais baratas para dados móveis e chamadas. Você também pode comprar esse chip on-line antes de sair do Brasil e já chegar conectado ao destino.
11. Organize-se em relação às crianças
Mais um item do checklist de viagem envolve os cuidados com as crianças. Antes de reservar a hospedagem, consulte se há refeições infantis, atividades, espaços de recreação e berço disponível no quarto.
Também é neste momento que você deverá pesquisar sobre aluguel de carrinho de bebê e, para viagens de carro, cadeirinha ou o assento de elevação.
12. Monte um roteiro
O roteiro dia a dia é essencial no seu checklist de viagem. Para otimizar tempo, pesquise atrações culturais, pontos turísticos e restaurantes. Liste os locais que mais interessam e verifique dias e horários de funcionamento, além dos melhores trajetos.
13. Tudo pronto, agora é só montar a mala!
Com o destino, a duração, o clima e as atrações definidos, você já tem informações suficientes para montar a mala! Muitos viajantes deixam para última hora e esquecem itens essenciais. Para evitar isso, faça uma lista com tudo o que precisa levar.
Com esse checklist de viagem, organizar-se fica ainda mais fácil! Para ajudar nos preparativos, conheça o Seguro Viagem da POUPEX.
Ainda se planejando financeiramente? Conte com a nossa Poupança dos Sonhos para realizar a sua viagem.
Leia também: 7 dicas para economizar em viagens