Você sabe o que é cidadania financeira? Esse conceito tem a ver com os direitos e deveres dos cidadãos quando o assunto são as finanças.
Os direitos permitem educar a população para o uso consciente e planejado do dinheiro e inseri-la no debate público sobre o sistema financeiro.
Já os deveres estão relacionados a honrar compromissos financeiros; não cometer fraudes; adquirir produtos e serviços legalizados; e cumprir as obrigações fiscais relacionadas às transações monetárias.
O desenvolvimento da cidadania financeira ocorre por meio de quatro pilares:
- Inclusão
- Educação
- Proteção do consumidor
- Participação
Tais contextos são necessários para que o cidadão tome boas decisões com o dinheiro, mantenha o equilíbrio financeiro pessoal e familiar e aprimore a qualidade de vida.
O Banco Central ilustra esses conceitos da seguinte forma:
Responsabilidades na promoção da cidadania financeira
A promoção da cidadania financeira requer um trabalho integrado, com diversos atores, como o Estado, os fornecedores de serviços financeiros, os varejistas, a imprensa, os influenciadores e os educadores.
Aos fornecedores de serviços financeiros, como é o caso da FHE POUPEX, atribui-se, por exemplo, o papel de oferecer serviços adequados ao perfil do consumidor, além de informar com transparência para que o cidadão decida de forma livre e consciente sobre os produtos que deseja adquirir.
Contextos da cidadania financeira
- Educação financeira: é saber lidar com o dinheiro de forma saudável. Quem tem conhecimento sobre finanças aprende a controlar o orçamento; a evitar dívidas; a planejar-se para objetivos de curto, médio ou longo prazos; a poupar ativamente.
- Inclusão financeira: é quando você tem acesso a serviços adequados às suas necessidades, como crédito, poupança, seguros, previdência e investimentos.
- Proteção do consumidor de serviços financeiros: é assegurar um ambiente de negócios que gera confiança, com informações claras e simples para a tomada de decisões.
- Participação no diálogo sobre o sistema financeiro: é entender sobre o serviço financeiro ofertado e se posicionar, manifestando dúvidas, sugestões, elogios e reclamações, por meio da ouvidoria ou de outros canais de atendimento ao cliente.
Fonte: Banco Central, com adaptações