Conheça 12 pontos turísticos próximos à Sede da FHE POUPEX

10 jun 2022 Atualizado em 14 jun 2022

Em alusão aos 12 anos da Sede da FHE POUPEX, listamos 12 lugares para conhecer no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF). 

Vamos começar pelo nosso imponente edifício, com estrutura em concreto armado? Fundado em 2010, conta com 30 mil m² de área construída, em dois blocos paralelos separados por um átrio central, além de um teatro, o Teatro POUPEX.

A sustentabilidade é uma das marcas do projeto arquitetônico, que possui iluminação e ventilação naturais, usina fotovoltaica e captação de água pluvial. O nosso paisagismo faz referência à Praça Duque de Caxias, de Burle Marx.

Sede da FHE POUPEX

Bem pertinho da FHE POUPEX fica o Oratório do Soldado, um templo ecumênico projetado por Milton Ramos, pupilo de Oscar Niemeyer, e inaugurado em 1974. O monumento destaca-se pela construção circular apoiada em pórticos de concreto e cercada por um grande espelho d’água. 

Oratório do Soldado

Em frente à Sede, também está o Clube do Exército, que abriu as portas em 1977, com a presença do então Presidente da República, General Ernesto Geisel. A estrutura engloba academia, churrasqueiras, piscinas, campos, quadras, ginásio, pistas de caminhada e de skate, parquinho infantil, restaurante e até sala de estudos.

Clube do Exército do SMU

A 600 metros, temos o Quartel-General do Exército, conjunto arquitetônico também projetado por Niemeyer e que agrupa nove edifícios em 113 mil m² de área construída. O prédio em forma trapezoidal foi concluído em 1973 e declarado Patrimônio do Distrito Federal em 2011.

Curiosidades: no térreo da estrutura principal, encontra-se a pintura a óleo Batalha dos Guararapes, de Victor Meireles, e, na garagem e no último andar, paredes com azulejos de Athos Bulcão.  

Quartel-General do Exército Brasileiro

A próxima atração é a Praça Duque de Caxias (ou Palanque Monumental), também assinada por Niemeyer. Lá estão o Obelisco e a Concha Acústica — onde pode-se ouvir o efeito do eco —, que simbolizam, respectivamente, a espada e o copo da espada de Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro.

Praça Duque de Caxias

Ainda na área do Quartel-General, pode-se contemplar a Praça Cívica, mais conhecida como Praça dos Cristais, outra criação de Burle Marx. As peças em concreto fixadas no espelho d’água foram inspiradas nas preciosidades encontradas em Cristalina (GO). O local faz parte do conjunto de nove jardins projetados pelo paisagista e é Patrimônio Imaterial de Brasília.

Praça dos Cristais

O Teatro Pedro Calmon fecha os pontos turísticos que circundam o quartel. Com arquitetura que estiliza uma barraca de acampamento, o local exibe, em exposição permanente, peças históricas do Exército Brasileiro e imagens alusivas à Força Terrestre.

Teatro Pedro Calmon

Já no Eixo Monumental, situa-se a Catedral Militar Rainha da Paz, que teve a pedra fundamental abençoada pelo Papa João Paulo II, em 1991. Na entrada, uma grande cruz recebe os fiéis e, em seu interior, chamam atenção os enormes e coloridos vitrais. Desde a fundação da igreja, em todo dia 25, há uma programação especial em homenagem à Nossa Senhora Rainha da Paz.  

Catedral Militar Rainha da Paz

Que tal falarmos agora da Vila Militar? O setor é formado por 635 casas, destinadas às famílias de militares, e alguns blocos com apartamentos para os oficiais solteiros. Estima-se que, por lá, residam cerca de 2,5 mil pessoas.  

As redondezas também preservam o ideal de convivência e o arvoredo idealizados por Lúcio Costa para Brasília, com quatro praças que homenageiam personalidades brasileiras, como Tom Jobim, Cora Coralina, Ayrton Senna e Rubem Braga.

Praça Tom Jobim

E você sabia que existem hotéis no SMU? Um deles é o Hotel de Trânsito dos Oficiais, que oferece hospedagem aos militares e familiares, seja em serviço ou atividades de lazer.

Hotel de Trânsito

Para finalizar o nosso passeio, escolhemos o Parque Ecológico Burle Marx. Com área verde de 280 hectares, preserva uma das maiores áreas do Cerrado dentro do Plano Piloto e é um dos lugares favoritos de quem quer praticar corrida, caminhada ou passeio ciclístico nas redondezas. 

Parque Ecológico Burle Marx

Essas dicas foram interessantes para você? Aproveite e siga as nossas redes para mais conteúdo. Nós estamos no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Últimas notícias

Loading...