Conheça os 4 tipos de contrato de crédito imobiliário

7 jun 2021 Atualizado em 21 dez 2023

Na hora de financiar um imóvel, o interessado geralmente procura pelos juros mais baixos ou pelo período ideal de pagamento das parcelas. Mas a escolha vai além, envolvendo, principalmente, a base de juros utilizada na cobrança, que influenciará diretamente a correção do saldo devedor. As taxas oferecidas pelas instituições financeiras são somadas a indexadores oficiais, compondo os juros que serão cobrados (ex.: juros + IPCA).

No Brasil, as opções disponíveis são: Taxa Referencial (TR), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), poupança e juros prefixados.

Confira abaixo as diferenças entre cada tipo de contrato:

• TR: é uma das taxas mais estáveis no Brasil, permitindo um planejamento financeiro tranquilo, uma vez que seu valor costuma se manter sem mudanças bruscas. Por conta disso, as possíveis variações são alteradas no valor das parcelas, em vez de nos juros. 

• IPCA: está associado à inflação medida oficialmente pelo governo federal. Nesse tipo de contrato, a prestação pode sofrer influência do cenário macroeconômico, particularmente se a inflação estiver elevada. Atualmente, os contratos de crédito imobiliário vinculados ao IPCA têm sido muito procurados. Isso porque, como oferece uma parcela inicial menor e a inflação está controlada, muitos têm buscado reduzir o custo mensal do financiamento.

Poupança: recém-lançada, está disponível em poucas instituições financeiras, entre elas a POUPEX. É voltada para os clientes que buscam uma parcela inicial menor que a oferecida pela TR e com um pouco mais de previsibilidade que a do IPCA. Pode ser considerada, portanto, uma opção “intermediária”.

• Prefixado: as taxas são fixas do início ao fim do contrato. Uma das vantagens é a sua alta previsibilidade, ou seja, o mutuário fica seguro de que o valor das prestações não sofrerá impacto de fatores macroeconômicos.

“Para saber qual é a melhor escolha, o ideal é avaliar o cenário econômico, o perfil e as condições de pagamento do mutuário, além do prazo planejado”, declara a Gerente Executiva de Crédito Imobiliário da FHE POUPEX, Geovânia Carneiro. “Vale a pena contar com uma consultoria especializada, a qual pode ser fornecida pelos atendentes da FHE POUPEX.” Em caso de dúvida, procure o Ponto de Atendimento mais próximo ou ligue para 0800 061 3040.


Vantagens FHE POUPEX

A FHE POUPEX oferece financiamentos atrelados à TR, ao IPCA, à poupança e aos juros prefixados, à escolha do cliente. E ainda há duas vantagens exclusivas: 1) nos novos contratos, o mutuário tem até 30 meses para mudar de ideia e alterar o indexador; e 2)  limite de 6,5% ao ano para a inflação. Esse teto protege mutuários novos e os atuais de eventuais descontroles inflacionários mais significativos.

Faça como mais de 137.000 brasileiros: adquira a sua casa própria pelo Crédito Imobiliário FHE POUPEX.

Últimas notícias

Loading...