Consórcio ou financiamento: qual é a melhor opção para comprar a casa própria?

11 ago 2021 Atualizado em 21 dez 2023

Depois de escolher a moradia dos sonhos, chega o momento de decidir a forma de compra. Para quem não dispõe de recursos para adquirir o imóvel à vista, as opções são crédito imobiliário ou consórcio. Qual delas é a mais vantajosa? “A resposta vai depender das necessidades, da urgência e do perfil do interessado”, afirma o Gerente Executivo de Operações Imobiliárias da POUPEX, Américo Taguchi.

O consórcio costuma ser uma boa opção para quem não tem pressa em conquistar a casa própria. Funciona assim: por meio dele, o interessado forma uma poupança em grupo e com prazo predeterminado (em geral, de 20 anos). Cada cotista paga uma parcela mensal, que, somada às outras, forma essa poupança conjunta. Durante o período de vigência do grupo, o consorciado poderá ser contemplado mensalmente com o valor do bem, por sorteio ou lance (antecipação de parcelas).

Já o crédito imobiliário é indicado para quem deseja ou precisa adquirir o imóvel com mais celeridade, e possui o valor para a entrada. “Se a ideia é financiar, então, a pessoa já pode pesquisar o apartamento, a casa ou o terreno no local de seu interesse e fazer simulações de maneira prática pela internet”, orienta o Diretor de Crédito Imobiliário da POUPEX, Ricardo Viana.

Tanto o consórcio quanto o crédito imobiliário possibilitam o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como entrada, para amortização/quitação do saldo devedor ou, ainda, para abater as parcelas. Além disso, o cliente pode utilizar os recursos da carta de crédito para reembolso do valor do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e das despesas cartorárias.

“Ambas as modalidades de compra são válidas e seguras se efetuadas em instituições autorizadas pelo Banco Central. Caso haja urgência, fazer um financiamento pode ser mais atrativo. Se não tiver pressa, o consórcio pode ser a melhor pedida”, resume Taguchi.

ConsórcioCrédito imobiliário
Vantagens• Isenção de juros (possui uma taxa fixa de administração)
• Poder de compra à vista, permitindo negociação com desconto
• Atualização anual do valor do bem, de forma a manter o poder de compra
• Possibilidade de quitar o saldo devedor antes do término do grupo ou de um financiamento imobiliário em nome do consorciado
• Juros baixos
• Uso imediato do imóvel financiado
• Alternativa para sair do aluguel
• Possibilidade de adiantar o pagamento de parcelas ou liquidar o financiamento antecipadamente, evitando o pagamento de juros futuros
Indicado paraQuem busca fazer uma poupança planejada a longo prazo para a compra do bemQuem não dispõe do dinheiro no momento e tem pressa para utilizar o imóvel.
Confira a simulaçãowww.poupex.com.br/proposta-adesao-consorcio/homebanking.poupex.com.br/simulacao/credito-imobiliario

Fontes: abecip.org.br e abac.org.br, com adaptações

Últimas notícias

Loading...