Corrida de rua: benefícios para a saúde física e mental

6 maio 2022

A corrida de rua é um dos esportes mais simples de começar. Pode ser praticada sem companhia e requer apenas um bom par de tênis. E, geralmente, quem adere à prática não quer mais largar.  

As vantagens são muitas, tanto para a saúde física, quanto para a mental. Para motivá-lo(la) a começar a correr — ou a retomar a atividade —, destacamos abaixo alguns desses benefícios. Confira! 

SAÚDE FÍSICA


Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares 

Corrida de rua ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Ao ativar a circulação sanguínea, a corrida fortalece o sistema cardíaco e melhora o retorno venoso, reduzindo a pressão arterial. Além disso, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e na melhora do colesterol bom (HDL).  

Auxilia na perda e na manutenção do peso 

Correr é uma das maneiras mais eficientes de controlar o peso corporal. “Por permitir um alto gasto calórico, a corrida otimiza seu tempo quando o objetivo é a queima de calorias”, destaca o educador físico Valdivino Gomes da Silva, Gerente da Equipe de Saúde do Trabalhador da FHE POUPEX. 

Deixa ossos mais fortes e saudáveis 

Quem corre regularmente estimula a formação de massa óssea, ajudando a prevenir lesões e doenças, como a osteoporose. 

Protege as vias aéreas de infecções 

Estudos correlacionaram praticantes de corrida com menores incidências de infecções de vias aéreas, como resfriados. 

Reduz a chance de ter uma morte precoce 

Segundo artigo publicado na revista Progressos na Doença Cardiovascular, a corrida é capaz de reduzir as chances de ser vítima de uma morte precoce, prevenindo males como hipertensão arterial, diabetes, infarto agudo do miocárdio e câncer, entre outras. 

Corrida de rua reduz a chance de ter uma morte precoce.

SAÚDE MENTAL 


Combate o estresse e a ansiedade 

Quando corremos, aumentamos os níveis de substâncias químicas calmantes, como serotonina, dopamina e norepinefrina. 

Corrida de rua combate o estresse e a ansiedade e ajuda a manter o foco.

Atividades físicas fazem parte do tratamento de pessoas com transtornos psicológicos, reforça Gisele Rodrigues Lima, psicóloga da FHE POUPEX. “Os exercícios com o corpo ajudam as pessoas a sair da zona de medo, da situação paralisante”, explica. 

E a corrida de rua, especificamente, requer disciplina e concentração. “Isso ajuda a focar no presente, a trabalhar a atenção plena e a combater a ansiedade”, afirma Gisele. 

Contribui com a autoestima 

Estudos sugerem que quando começamos a ver melhorias simples de condicionamento, aptidão física e fôlego, ou quando alcançamos metas que considerávamos impossíveis, a confiança e a autoestima crescem.  

“A pessoa pensa: ‘se eu consegui nessa área da vida, também posso conseguir em outras’”, explica a psicóloga Gisele Lima.  

Ajuda no processo de criação de neurônios 

Segundo pesquisas, o exercício físico aumenta o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, o que pode melhorar a atenção e a concentração. 

Aumenta a produtividade 

Corrida de rua aumenta a produtividade.

Estudos do Salk Institute for Biological Studies indicam que a proteína que controla a liberação de energia para os músculos é a mesma que age na formação da memória e nos processos de aprendizagem. Segundo os pesquisadores, os corredores têm maior liberação dessa proteína. 


Ficou motivado? Então, prepare-se porque vem aí a maior corrida de rua noturna de Brasília. 

A Corrida POUPEX 2022 será em 23 de julho. Participe


 
Fontes: Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2-RS), Vogue Fitness e Dieta e Vittude

Últimas notícias

Loading...