O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação brasileira, caiu 0,68% em julho. O número foi divulgado nesta terça-feira, 9 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A queda beneficia todos os contratos de financiamento imobiliário atrelados diretamente ao IPCA, indexador favorito dos clientes da FHE POUPEX. Nas linhas de crédito desse tipo, o IPCA é levado em conta para a atualização do saldo devedor.
A deflação de 0,68% ocorreu, segundo especialistas, principalmente por causa da queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e da energia elétrica.
Foi a menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 1980. Neste ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%.
Garantias exclusivas POUPEX
Mesmo quando o IPCA apresenta elevação, os clientes da FHE POUPEX não precisam se preocupar. Os contratos indexados ao índice estão protegidos com o Teto IPCA, benefício exclusivo que limita a inflação a 6,5% ao ano e válido até 2030.
Os mutuários têm ainda à disposição o Garante30, que permite a alteração do índice de correção do saldo devedor contratado (IPCA, TR, poupança ou prefixado) em até 30 meses.
Outros indexadores
Além da modalidade IPCA + juros, o Crédito Imobiliário FHE POUPEX é oferecido com o indexador TR (taxa referencial), o mais tradicional.
Outra opção é o Prefixado, em que as taxas são fixas do início ao fim, independentemente de oscilações na economia ou no mercado financeiro.
Também é possível optar pela modalidade Poupança + juros, composta por taxa de juros fixa ao ano e o valor da remuneração da poupança incidindo sobre o saldo devedor.
Saiba mais sobre o Crédito Imobiliário da FHE POUPEX.
Leia também: FHE POUPEX tem a taxa mais barata para financiar a casa própria