Deflação beneficia mutuários do crédito imobiliário

9 ago 2022 Atualizado em 20 dez 2023

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação brasileira, caiu 0,68% em julho. O número foi divulgado nesta terça-feira, 9 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A queda beneficia todos os contratos de financiamento imobiliário atrelados diretamente ao IPCA, indexador favorito dos clientes da FHE POUPEX. Nas linhas de crédito desse tipo, o IPCA é levado em conta para a atualização do saldo devedor. 

A deflação de 0,68% ocorreu, segundo especialistas, principalmente por causa da queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e da energia elétrica

Foi a menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 1980. Neste ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%. 

Garantias exclusivas POUPEX 

Mesmo quando o IPCA apresenta elevação, os clientes da FHE POUPEX não precisam se preocupar. Os contratos indexados ao índice estão protegidos com o Teto IPCA, benefício exclusivo que limita a inflação a 6,5% ao ano e válido até 2030. 

Os mutuários têm ainda à disposição o Garante30, que permite a alteração do índice de correção do saldo devedor contratado (IPCA, TR, poupança ou prefixado) em até 30 meses. 

Outros indexadores 

Além da modalidade IPCA + juros, o Crédito Imobiliário FHE POUPEX é oferecido com o indexador TR (taxa referencial), o mais tradicional.  

Outra opção é o Prefixado, em que as taxas são fixas do início ao fim, independentemente de oscilações na economia ou no mercado financeiro. 

Também é possível optar pela modalidade Poupança + juros, composta por taxa de juros fixa ao ano e o valor da remuneração da poupança incidindo sobre o saldo devedor.

Saiba mais sobre o Crédito Imobiliário da FHE POUPEX


Leia também: FHE POUPEX tem a taxa mais barata para financiar a casa própria 

Últimas notícias

Loading...