Em tempos de isolamento social, previna-se contra golpes financeiros

20 out 2020 Atualizado em 9 fev 2022

Durante a pandemia da covid-19, tem aumentado o número de golpes financeiros, o que requer que a população dobre os cuidados. De acordo com a Polícia Civil, os casos de estelionato cresceram cerca de 30% nesse período.

Para efetuar as fraudes, os criminosos se aproveitam da ingenuidade das vítimas, particularmente dos idosos. Eles criam diversas histórias e se utilizam com frequência de dados obtidos no meio virtual, a fim de convencer as vítimas.

Confira, a seguir, os principais golpes que vêm sendo praticados e saiba como se prevenir.

Os bandidos criam falsos sites de venda de mercadoria, por exemplo, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos etc. Usam endereços eletrônicos de empresas famosas, alterando só o final, bem como usam todo o visual de páginas conhecidas, tudo para ludibriar a vítima de que se trata dos sites verdadeiros.

Os criminosos atuam em todas as épocas do ano, particularmente em períodos de grandes promoções, como a Black Friday.

Orientações:
1) Pesquise a reputação da empresa eletrônica em que pretende efetuar a compra.
2) Observe com cuidado todo o endereço eletrônico.
3) Desconfie de objetos que estejam à venda por preço muito abaixo daquele praticado no mercado.
4) Lembre-se do velho ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia.”

Os bandidos encontram diversos meios para encontrar o número do celular das vítimas, mas tem-se observado que a maioria delas tinha acabado de publicar anúncio em plataformas de vendas de carros, eletrodomésticos, etc. As vítimas recebem uma mensagem SMS na qual consta um código de 6 dígitos. O criminoso se passa por funcionário do site ou aplicativo de vendas e solicita esse código para ativar o anúncio. Entretanto, o número informado trata-se do código de verificação do WhatsApp, pois o bandido digitou o número do celular da vítima no aplicativo dele.

Sendo assim, o criminoso solicita que a vítima informe o tal código para “habilitar o anúncio”, induzindo-a a fornecer esse dado. O bandido utiliza esse código para desviar o WhatsApp da vítima para o celular dele, fazendo com que ela perca o acesso ao aplicativo.

Em seguida, o bandido entra em contato com os amigos da vítima pelo app, dizendo que está sem dinheiro, com a conta bancária travada ou o cartão de crédito bloqueado, e solicita dinheiro emprestado, se comprometendo a pagar o quanto antes. Os amigos da vítima transferem recursos para a conta bancária do próprio criminoso, que logo saca a quantia ou a remete para outra conta.

Orientações:
1) Nas configurações do WhatsApp, habilite a confirmação em duas etapas, a fim de habilitar a senha de 6 dígitos numéricos.
2) Jamais envie para qualquer pessoa o código de 6 números que chegar por torpedo SMS.
3) Caso já tenha enviado o código e, portanto, caído no golpe, envie e-mail para support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária da sua conta.

Durante a pandemia, os criminosos têm veiculado mensagens sobre distribuição gratuita de álcool em gel. Quando a vítima clica em “continuar lendo”, ela é direcionada para sites maliciosos que obterão seus dados ou vão bloquear o celular da vítima, oportunidade em que exigirão dinheiro para desbloqueá-lo.

Os bandidos também estão disseminando mensagens com links que redirecionam a vítima para uma espécie de cadastro do Auxílio Cidadão 2020, que é a ajuda que o governo federal. Quando a vítima clica no link, ela é redirecionada para uma ficha cadastral por meio da qual os bandidos terão acesso a todas as informações que a vítima preencher e enviar, pois se trata de um link falso.

Outro golpe que estão aplicando é o envio de mensagem com o link para fazer o teste do coronavírus, o qual exige o nome do titular e o número do cartão, bem como o código de verificação, a validade e o CPF. Após o envio, o bandido terá dados bancários e pessoais da vítima.

Orientações:
É muito importante que as pessoas não cliquem em links que chegam por mensagens de WhatsApp, SMS e e-mail, pois esses vão redirecionar para sites maliciosos que podem obter informações das vítimas, bem como bloquear o celular, dando a chance de os bandidos extorquirem dinheiro delas para desbloquear o aparelho ou de obterem dados de cartões bancários e pessoais.


DICAS PARA NÃO SE TORNAR VÍTIMA DE FRAUDES

• Não forneça dados pessoais como nome completo, CPF, RG, endereço, número da conta bancária e senha para estranhos, em ligações telefônicas, mensagens SMS ou WhatsApp.

• Desconfie sempre de ofertas de produtos com preços bem abaixo dos praticados em mercado.

• Não converse com estranhos na rua, tampouco aceite propostas que pareçam ser muito vantajosas.

• A aparência engana! Estelionatários falam bem, estão normalmente bem vestidos e facilmente persuadem as vítimas.

• Não troque fotos nem vídeos íntimos pela internet/rede social.

• Em caso de dúvida, procure sempre alguém de sua confiança e peça ajuda.

• Se você sabe de alguém que pode estar praticando algum desses golpes, procure a Polícia Civil pelo telefone 197. Em tempos de pandemia, você pode registrar a ocorrência pelo site da Polícia Civil do seu estado.

Últimas notícias

Loading...