A vida está cada vez mais entrelaçada à tecnologia. Assim, estamos quase sempre acompanhados de algum aparelho eletrônico, como celular, tablet ou computador. Entretanto, é necessário ter cuidado com o que conectamos nesses dispositivos, em especial, carregadores.
Os cabos para realizar a recarga – a exemplo dos cabos USB – são os mesmos utilizados para a transferência de dados. E o uso deles para infectar e roubar os dados de celulares tem preocupado especialistas em segurança digital.
Quais são os perigos de compartilhar carregadores e cabos USB?
Apesar da aparência comum, o cabo adulterado é um minicomputador disfarçado. Os perigos são diversos, desde o sequestro de dados até a infecção dos cabos com malware, software que causa danos ao sistema do aparelho.
A facilidade para adulteração e roubo de informações se intensificou com a alta capacidade de transferência de dados e energia dos cabos USB tipo C (USB-C), criados em 2014.
Depois disso, em 2019, um pesquisador de segurança lançou o OMG Cable, que ficou conhecido como o “cabo USB mais perigoso do mundo”. A ideia de seu criador era testar defesas digitais das empresas, porém, os criminosos logo se aproveitaram da nova tecnologia.
Atenção ao carregar seu dispositivo em locais públicos
As conexões USB das centrais de carregamento públicas (como em aeroportos, shoppings e cafeterias) também podem ser adulteradas.
Durante a recarga, a porta USB disponível nesses locais acaba funcionando como uma via aberta de transmissão de dados, como senhas, fotos, contatos e mensagens.
Além do sequestro de dados, outras consequências dessa adulteração podem ser:
- Mau funcionamento do aparelho;
- Consumo alto de bateria e rede de internet; e
- Acesso remoto por parte dos criminosos.
Boas práticas para carregar o seu dispositivo eletrônico
Aprenda a se proteger dos riscos de compartilhar carregadores e usar equipamentos públicos de recarga. Algumas dicas:
- Evite pedir cabos emprestados e usar portas USB públicas – se for inevitável, mantenha seu dispositivo desligado enquanto carrega.
- Tenha um carregador portátil – conhecidos como power banks, eles são práticos e seguros. Há opções com diferentes preços e capacidades de carga.
- Use carregadores originais ou de confiança – é um investimento que vale a pena, porque esses aparelhos passam por testes rigorosos de segurança.