O perigo da alta exposição nas redes sociais

17 mar 2022 Atualizado em 30 mar 2022

Na correria do dia a dia, navegar pelas redes sociais é, para muitos, um momento de descanso. É natural, portanto, que os usuários relaxem e acabem deixando de lado as práticas de segurança

Um simples registro de um momento feliz pode se transformar em munição para criminosos cibernéticos. Por isso, antes de postar algo, é sempre bom pensar duas vezes se aquele conteúdo tem informações que podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas. 

Uma foto com a equipe de trabalho ou um vídeo das férias permite descobrir detalhes sobre uma eventual vítima. O jeito, então, é parar de postar ou até abandonar as redes? Não precisa! O problema está em divulgar algo sem pensar.  

Veja dicas do que considerar antes de publicar nas redes sociais

  1. Evite mostrar que você está viajando naquele momento e que sua casa está vazia. Você pode postar fotos após voltar do seu destino, num #tbt, por exemplo, sem deixar claro quando ocorreu aquele passeio. 
  1. Não compartilhe fotos de ingressos, cartões de embarque ou passaportes. Há pessoas que possuem facilidade para clonar esses documentos, com códigos QR, códigos de barras e outros detalhes!
  1. Cuidado com fotos no trabalho que revelem, em segundo plano, informações sensíveis. Elas podem estar em crachás, em documentos sobre a mesa, em post-its ou na tela do computador.
  1. Evite fotos que mostrem informações importantes da sua família, como aquela em que seu filho aparece com o uniforme da escola ou a que indique qual é o restaurante favorito de vocês. 
  1. Publicar fotos com geolocalização ou com o nome de onde você está facilita a ação dos cibercriminosos. Isso vale para as rotas de corrida. Mais uma vez, avisar que você está longe de casa é perigoso.  

Compartilhe de forma segura

  • Use senhas fortes.
  • Ligue a autenticação de dois fatores.
  • Defina suas contas como privadas e não públicas.  
  • Faça uma revisão de sua lista de amigos. Desfaça a amizade com quem você não tem mais contato.

Leia também: Falso motoboy, WhatsApp clonado e links maliciosos: a diversidade dos golpes digitais

Últimas notícias

Loading...