Quatro décadas de sonhos realizados

6 out 2021 Atualizado em 21 out 2022

Aniversariante desta sexta-feira, 8 de outubro, a FHE POUPEX soma, em 40 anos de existência, mais de 140 mil financiamentos imobiliários concedidos e 157 empreendimentos construídos em diversas cidades brasileiras. Nessas quatro décadas, a Instituição também tornou-se referência na oferta de produtos como poupança, seguros, consórcio, empréstimo pessoal e plano odontológico.

A história começa oficialmente em 8 de outubro de 1981, quando a Fundação Habitacional do Exército (FHE) foi instalada no 7º andar do Bloco O da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Em janeiro seguinte, a Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX iniciou suas atividades como “braço financeiro” da FHE. Ao longo de 1982, ocorreram os primeiros financiamentos de imóveis e foi assinado um convênio com o Banco do Brasil para a captação de recursos em poupança.

O caminho até a nossa casa própria

Em 1985, a Sede da FHE POUPEX mudou de endereço, mas continuou na Esplanada dos Ministérios, desta vez no Anexo do Ministério do Exército. O prédio ministerial foi a casa da Instituição até 2010, quando o lar definitivo ficou pronto. 

Ala Oeste durante a fase de acabamento da Sede, em 2010, ainda sem as divisórias de vidro

A atual Sede da FHE POUPEX, no Setor Militar Urbano (SMU), chama a atenção pela beleza, pela funcionalidade e pelos cuidados com o meio ambiente. O edifício reúne, entre outras características, a captação máxima de luz e ventilação naturais; a transformação de luz solar em energia elétrica; a reciclagem de materiais; o uso de lâmpadas de baixo consumo; e medidas para consumo consciente da água.

Equilíbrio entre tradição e inovação

Com quatro décadas de trajetória, a FHE POUPEX preocupou-se sempre em acompanhar a evolução do ramo financeiro. Em 1996, foi disponibilizada a Poupança POUPEX no sistema on-line. Dois anos depois, os sites da FHE e da POUPEX entraram no ar. Além disso, em 2008, o serviço de Autoatendimento Web foi lançado. 

A abertura de conta de Poupança POUPEX pelo aplicativo do Banco do Brasil ficou possível a partir de 2018. Também na última década, com a ativação de seus perfis nas principais redes sociais, a Instituição passou a falar com o mundo pelo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

A origem de tudo

Apesar de inaugurada em 1981, a FHE POUPEX tem sua origem 50 anos antes, na década de 1930, quando muitos oficiais brasileiros viviam em modestas residências, hotéis simples ou repúblicas de estudantes. 

Residências militares na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ), na década de 1930

Foi em 1932 que o então Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, propôs ao Chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, a criação da Caixa de Construções de Casas. A ideia era facilitar para o público militar a aquisição da casa própria.

A Caixa de Construções passou a ser chamada de Caixa de Financiamento Imobiliário do Exército (CFIEx) em 1969 e a integrar o Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Durante a década de 1970, no entanto, observou-se um baixo rendimento da CFIEx, com menos de 12 mil associados. 

Para dinamizar o funcionamento da entidade, um grupo de trabalho foi instituído em 1979 pelo então Ministro do Exército, General Walter Pires de Carvalho e Albuquerque, e encarregou-se de propor ações. Assim, surgiu a proposta de formação da FHE. A Lei n.º 6.855, que criou a fundação, foi sancionada pelo Presidente da República General João Baptista Figueiredo, em novembro de 1980, um ano antes da instalação oficial.


Saiba mais sobre a criação e a trajetória da FHE POUPEX no Livro Histórico da entidade.

Últimas notícias

Loading...