Como funciona o consórcio

12 nov 2021 Atualizado em 20 dez 2023

O consórcio é uma maneira planejada de adquirir um bem, seja uma casa, seja um automóvel, ou de contratar um serviço. Essa modalidade é para quem não está com pressa em comprar o item. Em contrapartida, o custo é menor do que se pegasse um empréstimo ou financiamento.

O consórcio reúne pessoas com o objetivo comum de compra. Esse grupo faz uma “poupança coletiva”. Mensalmente, os integrantes contribuem com um determinado valor, e um deles é sorteado para adquirir o que se deseja. 

Uma vez por mês, ocorre a assembleia ordinária, quando há o sorteio entre os participantes, e o vencedor recebe a carta de crédito no valor total do bem ou serviço para adquirir o item desejado. Até o fim do prazo estipulado na ata da assembleia de inauguração, todos são contemplados e podem comprar o bem. Um detalhe importante: mesmo após a contemplação, o consorciado continua pagando as parcelas até o fim do prazo pactuado, de forma a garantir a contemplação dos demais integrantes. 

Sim! Para isso, o consorciado pode dar um lance mediante a antecipação de parcelas. O maior percentual ofertado vence, e o integrante pode requerer a carta de crédito.

Busque administradoras de consórcio sérias e observe as taxas de administração. Em seguida, escolha o bem que deseja, o valor total do crédito, a taxa de antecipação e a contribuição mensal. Ah! É possível obter mais de uma cota para a aquisição de itens com valores mais elevados.

Ao contratar um consórcio, há uma taxa destinada a um fundo de reserva. Como o próprio nome diz, é um valor de reserva para evitar que a possível inadimplência de um ou mais integrantes afete os demais. Ao final do prazo do grupo, esse valor é devolvido aos consorciados.

Além do pagamento de taxas de administração e não de juros, um ponto positivo do consórcio é a variedade de tipo. Existem consórcios para bens móveis (como carros, motos, aeronaves, embarcações e caminhões), imóveis (residenciais, comerciais, rurais, construídos ou na planta, no momento da entrega das chaves) e serviços (viagens, tratamentos estéticos, festas etc).

Outro ponto muito positivo é a segurança das transações. As administradoras de consórcio são normatizadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Por isso, antes de adquirir sua cota, confira no site do órgão a lista das administradoras autorizadas.

Vantagens exclusivas do Consórcio FHE POUPEX

  • Excelente taxa de administração em comparação ao mercado.
  • Cobertura securitária sem custo para o consorciado.
  • Desconto na taxa de antecipação (adesão) para os militares que possuem Poupança Salário, Fundo de Apoio à Moradia (FAM) ou FAM Família.
  • Possibilidade de ofertar lance embutido, utilizando os recursos da própria carta de crédito.
  • Bônus para os militares que, após adquirirem carro ou moto por meio do nosso Consórcio, contratarem o Seguro Auto da FHE POUPEX para esses bens.

Últimas notícias

Loading...