Corrida POUPEX 2023 reúne 5 mil em Brasília

25 jul 2023

Com recorde de inscritos, a Corrida POUPEX 2023 – Etapa Onça-Pintada movimentou o Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF), na noite do último sábado, 22 de julho. Sob a beleza do céu brasiliense em uma noite fria de inverno, cerca de 5 mil pessoas lotaram a Praça dos Cristais, onde se concentraram para a largada da prova. 

Veterano no evento, o Sargento do Exército Ailton Bomfim, 62 anos, já acumula 948 corridas ao longo da vida, sendo 72 maratonas. “Corri todas as corridas da POUPEX até hoje.” Ele foi ao SMU acompanhado do amigo Célio José da Silva, corretor de imóveis, que estava em sua 5ª edição da prova. 

Sgt Bomfim e o amigo Célio da Silva

Quem também estava em dupla eram as irmãs Maria do Carmo Marra, 68 anos, e Maria Elza da Costa, 66, mas elas escolheram percursos diferentes. A primeira, que mora em Brasília e já correu outras duas edições, optou pelos 10 km. Já a mais nova, que veio de Goiânia (GO) especialmente para o evento, correu os 5 km para marcar sua primeira Corrida POUPEX. “Estou entusiasmada”, avisou. 

Irmãs Maria Elza e Maria do Carmo

Outro militar presente na competição foi o jovem Kevin Eduardo Sousa, 18 anos, que correu pela terceira vez. Para ele, os diferenciais da Corrida POUPEX são a organização, o kit e o trajeto. Kevin participou ao lado de duas tias e dois primos. Todos fizeram o percurso de 5 km. 

E em meio aos competidores do percurso de 10 km estavam o presidente da POUPEX, o General de Exército Valério Stumpf Trindade, e o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva. 

O topo do pódio é deles 

Gabriel Gomes

Entre os vencedores da 8ª edição da Corrida POUPEX, dois conseguiram defender o título. Pelo segundo ano consecutivo, Gabriel de Oliveira Gomes, 22 anos, foi o campeão geral nos 10 km masculino (tempo 33m26s). “A prova foi bem-organizada, com adversários muito bons, que eu já conhecia dos outros anos”, elogiou. Nascido no Acre, Gabriel mora em Brasília, é educador físico e corre desde os 11 anos de idade. 

Carmen Silva e o Gen Stumpf, presidente da POUPEX

Carmem Silva também conquistou o primeiro lugar em 2022 e agora em 2023. Ela venceu os 5 km feminino na classificação geral (tempo 18min37s). “A sensação é muito boa. A gente treina pesado e vê o resultado”, celebrou. A bicampeã é piauiense, vive no DF, já atuou como secretária e hoje é estudante de educação física. “Esporte é a minha vida”, resumiu. 

Márcia Bretano

Os outros primeiros colocados foram iniciantes no pódio. Márcia Lemos Bretano, 51 anos, a campeã dos 10 km feminino (tempo 45min50s), estreou também na competição da POUPEX. “Adorei a prova, o percurso, a organização, o clima, tudo maravilhoso”, disse a mineira, que mora em Brasília há 30 anos. 

Em sua terceira Corrida POUPEX, Arlann Ferreira, 36 anos, foi o primeiro a alcançar os 5 km masculino (tempo 15m46s). “A energia desse evento é muito boa, o kit também. Vale muito a pena.” 

Arlann Ferreira (centro)

Sorteios e atividades 

Após a chegada, os corredores receberam a medalha de participação e kits de frutas e hidratação. Puderam fazer massagem e tirar fotos nos diversos painéis interativos espalhados pela Praça dos Cristais.  

Houve também o sorteio de 19 prêmios, como bicicleta, patinete elétrico, tênis de corrida, relógio esportivo com GPS e voucher de viagem. 


Assista também ao vídeo com imagens da Corrida POUPEX – Etapa Onça Pintada:

Últimas notícias

Loading...