Entenda como funciona o lance no consórcio

23 mar 2022 Atualizado em 20 dez 2023

Você já deve ter visto na TV ou no cinema a cena de um leilão. É grande a expectativa dos participantes do evento quando as pessoas falam os valores que gostariam de pagar pelo bem ou serviço leiloado. É o chamado lance.  

No consórcio, também é possível ofertar lances para antecipar a contemplação da cota sem depender dos sorteios, que ocorrem nas assembleias mensais. 

Conheça os tipos de lance no consórcio: 

Lance com recursos próprios

A pessoa cadastra um lance e, sendo vencedora na assembleia, utiliza as próprias economias para adiantar determinado número de parcelas, ficando disponível o valor integral da carta para sua utilização.  

Lance embutido 

O consorciado antecipa o pagamento de parcelas utilizando parte do próprio crédito. O valor da carta usado no lance servirá para abater o saldo devedor da cota, ficando o resíduo do crédito disponível para adquirir o bem ou serviço.  

Lance embutido com FGTS 

Com ele, é possível usar o saldo da conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para contemplar a cota de imóvel, conforme regras do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal

Lance de quitação 

O consorciado oferece o valor correspondente ao seu saldo devedor como pagamento antecipado da dívida. Sendo contemplado, ele não terá mais obrigações com o grupo e terá disponível o crédito para a compra do bem.

Entenda como funciona o lance no consórcio

Pagamento pode ser amortizado

Nos lances com recursos próprios ou embutidos, o dinheiro pode ser utilizado para reduzir a dívida de duas formas:

  • amortização do prazo: valor da prestação é mantido, e saldo devedor é pago em menos tempo.
  • amortização diluída das prestações: prazo do grupo se mantém, e valor da parcela mensal diminui.

Vale lembrar que o consorciado só precisa efetuar o pagamento do lance caso sua oferta seja a vencedora. Se não, ele poderá tentar novamente na assembleia seguinte. 

💡 Dicas de ouro!

  1. Evite usar todo o seu dinheiro no lance. Bens como veículos e imóveis exigem gastos além do valor da compra, como impostos, reforma e contratação de seguro.
  2. Para dar um bom lance, entenda as regras da administradora e do contrato firmado, conheça o histórico e o perfil do seu grupo de consórcio, e faça cálculos cuidadosos, respeitando suas condições financeiras. 

Na POUPEX, o consórcio permite a aquisição planejada de imóvel, carro, moto e bicicleta ou a contratação de serviços variados.  

Quem pode contratar: militares e pensionistas das Forças Armadas; seus cônjuges e filhos; conveniados; e empregados da POUPEX.

Quer saber mais? Veja aqui mais informações sobre o consórcio da POUPEX. 

Últimas notícias

Loading...