A decisão de instalar uma usina fotovoltaica na Sede da POUPEX resultou na redução de 70% do consumo da energia elétrica advinda da Companhia Energética de Brasília (CEB) de janeiro a agosto deste ano, o que representa uma economia de R$ 500 mil para o período. Segundo o Gerente Executivo de Administração da Sede, Coronel Souto Maior, a estimativa de retorno do aporte total ocorrerá em aproximadamente 4 anos, com a recuperação dos R$ 2,8 milhões investidos.
O ganho não é só econômico, mas também ambiental. “No atual cenário de déficit hídrico no país, o qual impacta a geração de energia hidrelétrica, é de suma importância a produção de energia limpa e renovável”, afirma o Diretor de Crédito Imobiliário, Ricardo Viana, responsável pela Política de Responsabilidade Socioambiental da POUPEX.
Instaladas na cobertura da Sede, as placas ocupam uma área de 3,9 mil metros quadrados, que captam a luz solar e a transformam em energia elétrica, gerando 725 quilowatt-pico (kWp).
Neste ano, a usina passou pela primeira manutenção semestral. Foram feitas vistoria e lavagem de todos os módulos, garantindo ainda mais eficiência energética ao prédio.