Carro novo ou usado: prós e contras para uma escolha consciente

26 jan 2024 Atualizado em 17 abr 2024

Comprar um carro não é algo que a gente faz do dia para a noite. Exige planejamento, pesquisa e, às vezes, é preciso decidir entre um modelo novo ou um usado. Ambas as opções têm prós e contras, e a escolha depende de fatores como orçamento, necessidades e preferências pessoais

Neste post, reunimos as vantagens do carro novo e do usado, os fatores que devem ser considerados na decisão e dicas para fazer a compra com segurança. 🚗

Vantagens do carro novo

 

Garantia de fábrica 

Ser o único proprietário, sabendo de todo o seu histórico e tendo a garantia de fábrica no período estipulado. Esse é o fator mais atrativo para quem adquire um zero-quilômetro. 

Satisfação pessoal 

Há um valor intangível, que é a satisfação pessoal de ter um veículo recém-saído da linha de produção. “O status do carro zero traduz, para muitas pessoas, ascensão profissional e financeira. É uma questão cultural”, afirma o especialista em automóveis Márcio Vieira, que integra a equipe do Consórcio Auto e do Seguro Auto na POUPEX. 

Personalização 

Outra vantagem é poder escolher características como cor, modelo e acessórios, o que confere uma customização “com a cara do dono”. 

“Por fim, você leva modernidade e tecnologia para casa”, resume Márcio, sobre o fato de os modelos novos serem equipados com tecnologia de ponta e segurança avançada. 🚘

Valor do seguro 

O seguro do carro novo é relativamente mais barato que o do seminovo ou usado. 

Márcio Vieira elenca alguns motivos para isso. “Como o automóvel é novo, há menos chance de apresentar problemas; o acesso a peças de reposição costuma ser melhor; e a chance de o veículo já ter se envolvido em acidente é praticamente nula.” 

Vantagens do usado 

Aqui, entra a distinção entre o seminovo, que tem até 3 anos de fabricação, e o usado, com mais tempo de utilização e sem garantia. A principal vantagem de adquirir um desses é evitar a desvalorização, o que ocorre com o zero-quilômetro — ao sair da concessionária, já desvaloriza algo em torno de 10% a 20%. 

Tecnologia sem gastos extras 

Você pode optar por um seminovo com diversos itens tecnológicos, sem que isso tenha custos adicionais. 

Mais chance de negociação 

A flexibilidade na negociação é maior, inclusive para “pechinchar”, ainda mais se o pagamento for à vista. “Mesmo numa possível troca, com uma boa conversa, a conclusão do negócio pode ficar boa para as partes, fazendo um ganha-ganha”, avalia o especialista Márcio Vieira. 

Taxas e impostos 

A depender da época do ano, as taxas e os impostos do carro usado podem sair sem custos para o novo dono — ou esses valores podem ser embutidos no preço do veículo, facilitando o pagamento. 💰

Garantia 

No caso do seminovo, o carro ainda pode vir com garantia de fábrica, desde que o primeiro dono tenha obedecido às revisões obrigatórias. 

Motoristas iniciantes 

Condutores “de primeira viagem”, com pouca experiência no volante, podem se sentir menos pressionados ao dirigir um carro usado. 

O que levar em conta na hora de escolher? 

Depois de esclarecer as vantagens de cada tipo de carro, é hora de listar os aspectos a serem considerados na escolha. 

  • Calcule os gastos iniciais e mensais de cada modelo com taxas, impostos, combustível, estacionamento, lavagem, possíveis reparos; 
  • Analise seus hábitos financeiros (inclusive gastos com supérfluos) e tenha clareza do que realmente cabe no seu orçamento; 
  • Se a necessidade for imediata e não tiver o dinheiro à vista, consulte as melhores taxas de juros para financiamento; 
  • Caso possa esperar, avalie a possibilidade de fazer um consórcio; e 
  • Considere a desvalorização do veículo. 

Dicas para comprar um seminovo com segurança 

Procurar empresas especializadas em revenda, com tempo de mercado, é uma forma de ter tranquilidade ao adquirir um usado/seminovo. “Sugiro pesquisar sites como Reclame Aqui e comentários nos perfis das empresas nas redes sociais. Também é interessante a indicação de amigos e familiares”, recomenda Márcio Vieira, da Gerência de Consórcio e Seguros da POUPEX. 

Consultar um mecânico de confiança para avaliar o estado do veículo é essencial. Hoje em dia, há empresas especializadas em vistorias cautelares, com profissionais treinados para analisar o estado do carro e encontrar vícios não aparentes. 

Observe também a documentação em dia, o histórico de revisões, a quilometragem e o número de proprietários anteriores, além dos valores de seguro, manutenção e impostos. 


Independentemente da escolha, a POUPEX está ao seu lado, seja protegendo seu investimento com o Seguro Auto, seja facilitando a aquisição do veículo dos seus sonhos por meio do Consórcio de Automóveis. 

Faça uma escolha consciente e
conte com o apoio da POUPEX! 

Últimas notícias

Loading...