Cidadania financeira: entenda seus direitos e deveres 

27 dez 2021 Atualizado em 17 jan 2025

Você sabe o que é cidadania financeira? Esse conceito está relacionado aos direitos e deveres dos cidadãos no que diz respeito às finanças.

Por um lado, os direitos permitem educar a população para o uso consciente e planejado do dinheiro, além de inseri-la no debate público sobre o sistema financeiro.

Por outro lado, os deveres significam honrar compromissos financeiros, evitar fraudes, adquirir produtos e serviços legalizados e cumprir as obrigações fiscais relacionadas às transações monetárias.

O desenvolvimento da cidadania financeira ocorre por meio de quatro pilares:  

  1. Inclusão financeira
  2. Educação financeira
  3. Proteção do consumidor  
  4. Participação

Esses pilares são essenciais para que o cidadão tome boas decisões com o dinheiro, mantenha o equilíbrio financeiro pessoal e familiar e melhore a qualidade de vida.   

O Banco Central ilustra esses conceitos da seguinte forma:

Inclusão financeira: o cidadão tem acesso a serviços financeiros que se adequam às suas necessidades.

Educação financeira: o cidadão tem oportunidade de desenvolver capacidades e autoconfiança para gerenciar bem seus recursos financeiros.

Proteção do consumidor: o cidadão conta com ambiente de negócios que gera confiança, com informações simples e mecanismos de solução de conflitos.

Participação: o cidadão tem canais para participar do debate sobre o funcionamento do sistema financeiro.

Em outras palavras, os quatro pilares tem os seguintes conceitos:

  • Inclusão financeira: é quando você tem acesso a serviços adequados às suas necessidades, como crédito, poupança, seguros, previdência e investimentos.  
  • Educação financeira: é saber lidar com o dinheiro de forma saudável. Quem tem conhecimento sobre finanças aprende a controlar o orçamento; a evitar dívidas; a planejar-se para objetivos de curto, médio ou longo prazos; a poupar ativamente.  
  • Proteção do consumidor de serviços financeiros: é assegurar um ambiente de negócios que gera confiança, com informações claras e simples para a tomada de decisões.  
  • Participação no diálogo sobre o sistema financeiro: é entender sobre o serviço financeiro ofertado e se posicionar, manifestando dúvidas, sugestões, elogios e reclamações, por meio da ouvidoria ou de outros canais de atendimento ao cliente.

Responsabilidades na promoção da cidadania financeira  

cidadania-financeira

A promoção da cidadania financeira requer um trabalho integrado, envolvendo diversos atores, como o Estado, os fornecedores de serviços financeiros, os varejistas, a imprensa, os influenciadores e os educadores.  

Aos fornecedores de serviços financeiros, como é o caso da POUPEX, cabe, por exemplo, oferecer serviços adequados ao perfil do consumidor.

As insitituições financeiras também têm a responsabilidade de informar com transparência para que o cidadão possa decidir de forma livre e consciente sobre os produtos que deseja adquirir.


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