Comprar pela internet é sinônimo de comodidade. Você economiza tempo e combustível, compara preços, evita filas. Além disso, acessa uma maior variedade de produtos, em relação às lojas físicas.
Outra vantagem é que o consumidor pode se arrepender e cancelar a compra on-line. Se o produto já tiver chegado, é possível devolvê-lo e receber o valor de volta.
Esses benefícios atraíram muita gente para o e-commerce, como são chamadas as lojas virtuais. No entanto, a prática ainda desperta desconfiança em algumas pessoas, que temem cair em armadilhas.
Para que você realize compras on-line com tranquilidade, confira as informações a seguir.
É seguro comprar pela internet?
Sim! Comprar pela internet está cada vez mais seguro. “Hoje existem muitos mecanismos para verificar a idoneidade das lojas”, garante Ricardo Neiva, especialista em segurança cibernética da FHE POUPEX.
Ao adotar medidas simples, você reduz os riscos de cair em golpes e de ter os seus dados acessados por quem não deve.
Como fazer uma compra virtual?
Se você ainda não está habituado com essa tendência, não se preocupe, nós vamos explicar o passo a passo. Cada site tem as suas particularidades, mas o processo é basicamente o mesmo.
Você escolhe o produto e clica em “comprar” ou “adicionar ao carrinho”. Ao finalizar a compra, é preciso preencher um cadastro com informações pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e endereço de entrega.
Depois, define-se o meio de pagamento (cartão de crédito, boleto e PIX estão entre as opções). Se for no crédito, é necessário incluir bandeira (Visa, Mastercard etc.), número do cartão, nome do titular, data de validade e código de segurança (os três últimos dígitos no verso do cartão).
A loja, então, enviará e-mail com a confirmação da compra e o número do pedido. Essas informações são importantes caso haja qualquer problema posterior.
Quais os sinais de que uma compra on-line pode ser insegura?
O principal sinal é quando o produto está com preço muito abaixo da média. “A dica é sempre pesquisar bastante e considerar os anúncios dos sites mais conhecidos no ramo de e-commerce”, orienta Ricardo Neiva.
O especialista em segurança cibernética da FHE POUPEX cita outros indícios de que a compra pode ser arriscada, como notas baixas de outros consumidores e ausência de dados de contato da empresa.
Desconfie também de prazos de entrega muito longos ou não informados.
Dicas para comprar com segurança
Separamos abaixo algumas recomendações para que a sua compra on-line seja feita com segurança. Se preferir, clique direto nos links de cada dica.
- Verifique se o site é seguro
- Pesquise sobre a reputação da loja
- Veja se o site disponibiliza informações da empresa
- Cuide da segurança dos seus dispositivos
- Procure as informações sobre troca e devolução
- Evite usar computadores e wi-fi públicos
- Cuidado com os dados do seu cartão
- Não revele a senha do cartão de crédito
- Evite entrar nas lojas por meio de propagandas
- Lembre-se de fazer o logout da sua conta
- Registre passos de sua compra
1. Verifique se o site é seguro
Certifique-se de que o site está usando uma conexão segura, que é marcada por https:// e um cadeado na barra do navegador.
Ricardo Neiva explica como checar a veracidade do certificado de segurança: “Clique no cadeado, depois em A conexão é segura e, por fim, em O certificado é válido”.
Para exemplificar, as informações do site da POUPEX são exibidas na imagem abaixo.
2. Pesquise sobre a reputação da loja
Investigue a loja antes de fechar a compra. Acesse portais de avaliações, como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br, explore as redes sociais da empresa, leia os comentários. “Evite efetuar transações em sites desconhecidos ou com promoções aparentemente muito vantajosas, pois o barato pode sair caro”, adverte Neiva.
3. Veja se o site disponibiliza informações da empresa
Ao navegar pela página, você consegue encontrar com facilidade informações como CNPJ, endereço da loja física (ou da fábrica) e telefones de contato? Bom sinal.
Observe também se há outros canais como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e links para os perfis das redes sociais.
4. Cuide da segurança dos seus dispositivos
Mantenha seu computador, tablet ou celular com o sistema operacional sempre atualizado e faça varreduras frequentes com o antivírus.
5. Procure as informações sobre troca e devolução
Por lei, o consumidor pode se arrepender da compra em até 7 dias úteis após a chegada do produto e devolvê-lo, desde que em perfeito estado. Assim, a loja é obrigada a reembolsar o valor total da compra, exceto o frete.
Para não ter surpresas desagradáveis, cheque se a empresa disponibiliza informações bem claras e detalhadas sobre troca e devolução. Se não tiver, desconfie.
6. Evite usar computadores e wi-fi públicos
É perigoso fornecer seus dados em computadores ou redes sem fio públicos. Eles podem conter vírus que roubam as informações pessoais.
Se precisar fazer compras quando estiver fora de casa, desative o wi-fi do seu celular e use no modo dados.
7. Cuidado com os dados do seu cartão
Não envie os seus dados de cartão de crédito via e-mail, WhatsApp ou redes sociais (nem em mensagens privadas), tampouco insira essas informações em sites desconhecidos.
Outra dica é não guardar os dados do seu cartão para compras futuras. Por mais que isso seja cômodo, não é uma atitude segura.
8. Não revele a senha do cartão de crédito
Em hipótese alguma, você precisará fornecer a senha do cartão de crédito para comprar pela internet. Essa não é uma informação necessária.
9. Evite entrar nas lojas por meio de propagandas
Evite entrar nas lojas por meio de propagandas ou links indiretos, enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail, por exemplo. Interessou-se por algo? Digite o nome da loja no navegador, entre no site e procure o produto que deseja.
10. Lembre-se de fazer o logout da sua conta
Depois de finalizar a compra, faça o logout da sua conta no site da loja.
11. Registre passos de sua compra
Guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Crie uma pasta específica denominada “Compras” dentro da sua caixa de entrada. Sempre que necessário, tire fotos (prints) do passo a passo.
Gostou dessas dicas? Siga as nossas redes para mais conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!