Como comprar pela internet de forma segura

29 jul 2022 Atualizado em 19 ago 2022

Comprar pela internet é sinônimo de comodidade. Você economiza tempo e combustível, compara preços, evita filas. Além disso, acessa uma maior variedade de produtos, em relação às lojas físicas. 

Outra vantagem é que o consumidor pode se arrepender e cancelar a compra on-line. Se o produto já tiver chegado, é possível devolvê-lo e receber o valor de volta. 

Como fazer compras on-line de forma segura

Esses benefícios atraíram muita gente para o e-commerce, como são chamadas as lojas virtuais. No entanto, a prática ainda desperta desconfiança em algumas pessoas, que temem cair em armadilhas. 

Para que você realize compras on-line com tranquilidade, confira as informações a seguir.

É seguro comprar pela internet? 

Sim! Comprar pela internet está cada vez mais seguro. “Hoje existem muitos mecanismos para verificar a idoneidade das lojas”, garante Ricardo Neiva, especialista em segurança cibernética da FHE POUPEX. 

Ao adotar medidas simples, você reduz os riscos de cair em golpes e de ter os seus dados acessados por quem não deve. 

Como fazer uma compra virtual? 

Se você ainda não está habituado com essa tendência, não se preocupe, nós vamos explicar o passo a passo. Cada site tem as suas particularidades, mas o processo é basicamente o mesmo.  

Você escolhe o produto e clica em “comprar” ou “adicionar ao carrinho”. Ao finalizar a compra, é preciso preencher um cadastro com informações pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e endereço de entrega.  

Depois, define-se o meio de pagamento (cartão de crédito, boleto e PIX estão entre as opções). Se for no crédito, é necessário incluir bandeira (Visa, Mastercard etc.), número do cartão, nome do titular, data de validade e código de segurança (os três últimos dígitos no verso do cartão). 

Como comprar pela internet de forma segura

A loja, então, enviará e-mail com a confirmação da compra e o número do pedido. Essas informações são importantes caso haja qualquer problema posterior. 

Quais os sinais de que uma compra on-line pode ser insegura? 

O principal sinal é quando o produto está com preço muito abaixo da média. “A dica é sempre pesquisar bastante e considerar os anúncios dos sites mais conhecidos no ramo de e-commerce”, orienta Ricardo Neiva. 

O especialista em segurança cibernética da FHE POUPEX cita outros indícios de que a compra pode ser arriscada, como notas baixas de outros consumidores e ausência de dados de contato da empresa. 

Desconfie também de prazos de entrega muito longos ou não informados. 

Dicas para comprar com segurança 

Separamos abaixo algumas recomendações para que a sua compra on-line seja feita com segurança. Se preferir, clique direto nos links de cada dica.

  1. Verifique se o site é seguro
  2. Pesquise sobre a reputação da loja 
  3. Veja se o site disponibiliza informações da empresa 
  4. Cuide da segurança dos seus dispositivos 
  5. Procure as informações sobre troca e devolução 
  6. Evite usar computadores e wi-fi públicos 
  7. Cuidado com os dados do seu cartão 
  8. Não revele a senha do cartão de crédito 
  9. Evite entrar nas lojas por meio de propagandas 
  10. Lembre-se de fazer o logout da sua conta 
  11. Registre passos de sua compra 

1. Verifique se o site é seguro 

Certifique-se de que o site está usando uma conexão segura, que é marcada por https:// e um cadeado na barra do navegador. 

Ricardo Neiva explica como checar a veracidade do certificado de segurança: “Clique no cadeado, depois em A conexão é segura e, por fim, em O certificado é válido”

Para exemplificar, as informações do site da POUPEX são exibidas na imagem abaixo. 

2. Pesquise sobre a reputação da loja 

Investigue a loja antes de fechar a compra. Acesse portais de avaliações, como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br, explore as redes sociais da empresa, leia os comentários. “Evite efetuar transações em sites desconhecidos ou com promoções aparentemente muito vantajosas, pois o barato pode sair caro”, adverte Neiva. 

3. Veja se o site disponibiliza informações da empresa 

Ao navegar pela página, você consegue encontrar com facilidade informações como CNPJ, endereço da loja física (ou da fábrica) e telefones de contato? Bom sinal. 

Observe também se há outros canais como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e links para os perfis das redes sociais. 

4. Cuide da segurança dos seus dispositivos 

Mantenha seu computador, tablet ou celular com o sistema operacional sempre atualizado e faça varreduras frequentes com o antivírus. 

5. Procure as informações sobre troca e devolução 

Por lei, o consumidor pode se arrepender da compra em até 7 dias úteis após a chegada do produto e devolvê-lo, desde que em perfeito estado. Assim, a loja é obrigada a reembolsar o valor total da compra, exceto o frete.  

Para não ter surpresas desagradáveis, cheque se a empresa disponibiliza informações bem claras e detalhadas sobre troca e devolução. Se não tiver, desconfie. 

6. Evite usar computadores e wi-fi públicos 

É perigoso fornecer seus dados em computadores ou redes sem fio públicos. Eles podem conter vírus que roubam as informações pessoais.  

Se precisar fazer compras quando estiver fora de casa, desative o wi-fi do seu celular e use no modo dados. 

7. Cuidado com os dados do seu cartão 

Não envie os seus dados de cartão de crédito via e-mail, WhatsApp ou redes sociais (nem em mensagens privadas), tampouco insira essas informações em sites desconhecidos. 

Outra dica é não guardar os dados do seu cartão para compras futuras. Por mais que isso seja cômodo, não é uma atitude segura. 

Como comprar pela internet de forma segura

8. Não revele a senha do cartão de crédito 

Em hipótese alguma, você precisará fornecer a senha do cartão de crédito para comprar pela internet. Essa não é uma informação necessária. 

9. Evite entrar nas lojas por meio de propagandas 

Evite entrar nas lojas por meio de propagandas ou links indiretos, enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail, por exemplo. Interessou-se por algo? Digite o nome da loja no navegador, entre no site e procure o produto que deseja. 

10. Lembre-se de fazer o logout da sua conta 

Depois de finalizar a compra, faça o logout da sua conta no site da loja.  

11. Registre passos de sua compra 

Guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Crie uma pasta específica denominada “Compras” dentro da sua caixa de entrada. Sempre que necessário, tire fotos (prints) do passo a passo.


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