Saúde bucal do idoso: como prevenir doenças e manter a autoestima 

Você sabe o que é necessário para envelhecer com qualidade de vida? Além de planejar a aposentadoria, é essencial redobrar os cuidados com a saúde, inclusive a saúde bucal do idoso. 

Na terceira idade, o cuidado odontológico tem um impacto significativo na qualidade de vida e na prevenção de doenças sistêmicas, como aponta o Conselho Federal de Odontologia. 

As infecções bucais, por exemplo, podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares, estomacais, diabetes e doenças respiratórias.  

Como ter um sorriso bonito e saudável 

Para quem busca aumentar a autoestima e ter mais qualidade de vida, alguns cuidados são importantes! Confira algumas dicas relacionadas à saúde bucal do idoso:   

Higiene bucal 

A escovação diária e o uso de fio dental após as refeições seguem sendo básicos e essenciais. É indicado o uso de creme dental com flúor, além de escovas macias e a regularidade do fio dental. 

Hidratação  

O consumo de água ajuda na produção de saliva, que se torna escassa com o envelhecimento. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca. 

Cuidados extras com próteses dentárias 

Os cuidados com próteses dentárias devem ser tão rigorosos quanto com dentes permanentes, considerando suas especificidades (fixas, removíveis, parciais ou totais). A higienização inadequada pode causar inflamações gengivais e mau hálito.  

É essencial enxaguar e higienizar as próteses regularmente com sabão neutro para evitar resíduos alimentares na boca. 

Visitas ao dentista 

Saúde bucal do idoso: confira dicas importantes

Na terceira idade, a consulta ao dentista deve ser mais frequente. O profissional ajudará na prevenção e no tratamento de problemas orais comuns e os específicos da idade. 

Assim como existe a odontopediatria, especialidade voltada para os cuidados com as crianças, há uma especialidade dedicada à saúde bucal do idoso.  

É a odontogeriatria, que considera as particularidades da população com mais idade, oferecendo diagnósticos, prevenção e tratamentos específicos para os problemas orais mais comuns nessa faixa etária. 

Plano odontológico

O plano odontológico na terceira idade é bastante recomendado, pois garante acesso rápido e de qualidade a consultas, exames e tratamentos especializados, sendo importante para o acompanhamento de doenças crônicas, por exemplo. 

Um bom plano de saúde contribui significativamente para a qualidade de vida, oferecendo segurança e tranquilidade. 

Sobre o POUPEX Dental

Os serviços do plano são oferecidos por mais de 27 mil profissionais credenciados em todo o país.  

Podem ser incluídos como dependentes: o cônjuge, filhos, pai, mãe, sogro, sogra, genros, noras, netos, irmãos, avós, enteados e sobrinhos.   


Ainda não é cliente do Plano Odontológico da FHE POUPEX? Contrate aqui. Há opções com mensalidades a partir de R$ 16,77.