“123456”… Sua senha é realmente segura?

25 fev 2022 Atualizado em 22 mar 2022

Há quanto tempo você usa as mesmas senhas para acessar seus dispositivos, e-mails e contas bancárias? Por acaso, alguma delas é o nome de um parente ou do seu pet? É o seu aniversário ou de alguém próximo? É uma palavra seguida dos números 123?

Senhas fáceis são portas de entrada para um ataque cibernético. Além disso, usar apenas uma em todos os sites, apesar de prático, facilita a vida dos usuários mal-intencionados na internet.

Para ter uma ideia do perigo, um hacker demora menos de um segundo para entrar em uma conta com a senha “123456”, de acordo com a NordPass, empresa de gerenciamento de palavras-chave.

Fique ligado nas dicas abaixo para não ter senhas vazadas ou contas invadidas!

Tenha senhas fortes

1. Tenha senhas fortes

  • Defina senhas com, ao menos, 10 caracteres, que incluam uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.
  • Evite caracteres repetidos ou em série. Por exemplo, “qwerty” é considerada uma sequência, porque é assim que essas letras aparecem no teclado que usamos.
  • Troque-as periodicamente.
Use um gerenciador de senhas

2. Use um gerenciador de senhas

Nada de enviar senhas por WhatsApp nem escrevê-las em um papel. O mais seguro é ter um software de armazenamento de senhas. Sugestões: Norton, Dashline, LastPass, LogMeOnce e o próprio gerenciador de senhas do Google.

3. Prefira a biometria

Biometria traz mais segurança

Use biometria sempre que possível. Nos últimos anos, tanto celulares Android quanto iPhones se adaptaram para o login biométrico por meio da digital ou da face.

Mas cuidado! Usar essa função em espaços públicos exige atenção. Fique atento ao bloqueio do celular: se o aparelho foi roubado ou furtado desbloqueado, é possível trocar a biometria e ter acesso aos seus aplicativos mesmo sem saber a senha deles.

Opte pela autenticação multifator

4. Opte pela autenticação multifator

Esse item cria um passo a mais entre o usuário e o acesso. Geralmente, o site envia um código via SMS para a pessoa entrar. Isso evita tentativas perigosas de login. E vale o alerta: jamais compartilhe esse código.

Não compartilhe suas senhas

5. Não compartilhe suas senhas

A dica parece óbvia, mas, segundo a Norton, 31% dos millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1994) têm mais probabilidade de compartilhar suas senhas com amigos e familiares, seja via WhatsApp, telefone, Instagram, seja pessoalmente.

Fontes: InfoMoney e CNN Brasil Business.


Leia também: Falso motoboy, WhatsApp clonado e links maliciosos: a diversidade dos golpes digitais.

Últimas notícias

Loading...