Quando levar o filho ao dentista pela primeira vez?

2 jun 2022 Atualizado em 20 dez 2023

Pais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas, e uma delas é quando levar o filho ao dentista pela primeira vez. Profissionais da área alertam que os cuidados com os dentes dos pequenos devem começar ainda no ventre da mãe, pois os hábitos da mulher durante a gestação impactam diretamente a saúde do bebê

Na gravidez, a criança está exposta a várias alterações orgânicas decorrentes de hábitos alimentares e de higiene bucal da mãe. Há casos em que a mulher desenvolve a gengivite gravídica, doença gengival que pode desencadear parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso. Por isso, é fundamental ter atenção com a saúde bucal.  

Após o nascimento, a ida ao dentista deve ocorrer o quanto antes. “Não tem uma data exata, mas o ideal é que seja cedo. Esse primeiro momento é totalmente preventivo, importante para avaliar questões relacionadas ao aleitamento materno, aos freios orais, aos rebordos, aos dentes, ao formato bucal e, também, para identificar possíveis anomalias”, explica a dentista Carolina Maria Alexandre, especialista em ortodontia com mais de 20 anos de experiência com o público infantojuvenil. 

É também nas primeiras visitas que as famílias são informadas sobre rotinas saudáveis em casa, hábitos que refletirão na saúde geral da criança por toda a vida. “A falta de conhecimento causa um impacto enorme no crescimento e desenvolvimento da criança como um todo. A cárie provoca dor de dente, dificuldade de mastigação e afeta a nutrição e a qualidade de vida da criança”, exemplifica a especialista.  

Além disso, esse contato inicial com o dentista permite detectar e tratar problemas mais facilmente, ressalta Carolina. “Qualquer alteração ou anomalia identificada logo pode ser trabalhada em um tempo oportuno, o que evita complicações mais sérias para o futuro desenvolvimento dental e facial do bebê”, afirma. 

Em 2013, quando se tornou mãe, a advogada Felícia Borges incluiu a visita ao dentista como parte de uma rotina de cuidados com a criança. “Ter ido cedo fez diferença nos cuidados da Clarice com os dentinhos, pois ela mesma percebeu a importância das orientações repassadas pela profissional, como os malefícios do excesso de doces e a necessidade da escovação correta”, conta Felícia, mãe de Clarice, de 9 anos, e Betina, 1 ano.  

Cuidados diários

De acordo com a Dra. Carolina Alexandre, a higiene bucal não é necessária no bebê que ainda não tem dente e que ingere apenas leite materno. Já com o surgimento dos primeiros dentinhos, por volta dos 4 meses de vida, é recomendável iniciar o estímulo da limpeza bucal, a fim de criar o hábito diário dessa manipulação. Na presença de 1 ou mais dentes, o ideal é realizar a escovação 3 vezes ao dia.  

Periodicidade 

Duas vezes por ano é a frequência indicada de ida ao dentista, mas tudo depende do perfil de cada indivíduo. “Se for uma criança especial, com dificuldade de higiene ou alimentação específica, estabelecemos um critério diferente de uma que se mantém nos padrões esperados”, acrescenta a dentista Carolina Alexandre. 

Alimentação 

Até os 2 anos de idade, é recomendável evitar sucos, alimentos processados, doces, bolachas recheadas, chocolates, refrigerantes e salgadinhos artificiais.  

Dê preferência para as frutas, que contêm fibras e estimulam a mastigação, queijos, todos os tipos de castanhas e legumes. Essa oferta de alimentos ocorre gradativamente e quando a criança apresentar autonomia mastigatória. 


Dra. Carolina Maria Alexandre, da IGM Odontopediatria, é dentista especialista em ortodontia. Pós-graduada em ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia preventiva, reguladores de função aragão (RFA) e tratamento da respiração bucal, ela é Certificada e habilitada em sedação inalatória e laserterapia.


Na próxima quarta-feira, 8 de junho, o Plano Odontológico da FHE POUPEX promove um bate-papo sobre maternidade. A Roda Materna ocorrerá no Teatro POUPEX, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas. Participe!


Ainda não é cliente do Plano Odontológico da FHE POUPEX? Contrate aqui.

Últimas notícias

Loading...