Entenda como funciona o lance no consórcio 

23 mar 2022 Atualizado em 18 ago 2025

Você já deve ter visto na TV ou no cinema a cena de um leilão: participantes disputam um bem ou serviço oferecendo valores cada vez maiores. Esse valor ofertado é chamado de lance.  

No consórcio, também é possível ofertar lances para antecipar a contemplação da cota sem depender exclusivamente dos sorteios, que ocorrem nas assembleias mensais. 

Conheça as principais modalidades de lance no consórcio:  

Lance livre 

O consorciado pode ofertar qualquer valor, conforme sua capacidade financeira. É vantajoso para quem pode oferecer um valor mais alto, mas a concorrência costuma ser grande, e o resultado é menos previsível. 

Lance fixo 

O valor do lance é estipulado pela administradora do consórcio. Na POUPEX, por exemplo, o percentual é de 30%.  

Essa modalidade oferece mais previsibilidade, já que todos os participantes sabem o valor necessário para concorrer. Caso haja mais de um lance, a contemplação pode ser decidida por critérios de desempate. 

Lance de quitação  

O consorciado oferece o valor total do saldo devedor como forma de quitar antecipadamente sua cota. Se contemplado, ele não terá mais obrigações com o grupo e poderá utilizar o crédito para adquirir o bem. 

Entenda como funciona o lance no consórcio

Pagamento pode ser amortizado 

Agora que você conheceu as três modalidades de lance no consórcio, saiba também que, nas duas primeiras – lance livre e lance fixo –, o valor ofertado pode ser usado para reduzir a dívida de duas formas: 

  • Amortização do prazo: o valor da prestação é mantido, e o saldo devedor é quitado em menos tempo. 
  • Amortização diluída das parcelas: o prazo do grupo se mantém, e o valor da parcela diminui. Essa opção é conhecida como lance diluído

Formas de pagamento do lance no consórcio

Falando em pagamento, uma vez definido o lance vencedor na assembleia, o consorciado terá algumas opções para pagar. Ele poderá usar recursos próprios ou o próprio crédito que ainda vai receber (é o chamado lance embutido). Vamos entender melhor cada caso? 

Com recursos próprios 

A pessoa utiliza as próprias economias para antecipar parcelas, ficando disponível o valor integral da carta para sua utilização.   

Embutido  

Parte do valor da carta de crédito é usada para quitar parcelas antecipadamente. O restante do crédito fica disponível para aquisição do bem ou serviço. 

Embutido com FGTS  

No consórcio de imóveis, é possível utilizar o saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para contemplar a cota, conforme regras do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.  

Importante: o consorciado só precisa efetuar o pagamento do lance caso sua oferta seja a vencedora. Se não, ele poderá tentar novamente na assembleia seguinte.  

💡 Dicas de ouro!

  1. Planeje-se bem: evite usar todo o seu dinheiro no lance. Bens como veículos e imóveis exigem gastos além do valor da compra, por exemplo impostos, reforma e contratação de seguro. 
  2. Conheça seu grupo: para dar um bom lance, entenda as regras da administradora e do contrato, conheça o histórico e o perfil do seu grupo de consórcio. 
  3. Seja estratégico: calcule com cuidado o valor do lance, considerando suas condições financeiras e os objetivos com o consórcio. 

Na POUPEX, o consórcio permite a aquisição planejada de imóvel, carro ou motocicleta.   

Quem pode contratar: militares e pensionistas das Forças Armadas; todos os servidores públicos da administração direta e indireta, seus cônjuges e filhos. 

Quer saber mais? Veja aqui mais informações sobre o Consórcio POUPEX