O consórcio tem se consolidado no Brasil como uma opção eficiente e acessível para realizar sonhos — seja a casa própria, o carro novo ou outro bem desejado.
Essa modalidade de autofinanciamento alcançou um recorde recente: no 1º semestre de 2025, foram comercializados mais de R$ 222 bilhões em créditos, um aumento de 30,5% em comparação com o mesmo período de 2024. Foi o melhor desempenho dos últimos 20 anos.
Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), que registrou outro marco expressivo: 2,46 milhões de cotas vendidas de janeiro a junho de 2025 (17,1% a mais que no 1º semestre do ano passado).
Mas, afinal, o que é o consórcio e por que ele tem atraído tanta gente?
De modo geral, são pessoas reunidas com interesses parecidos que contribuem mensalmente para um fundo comum, gerenciado por uma administradora.
Esse fundo é utilizado para contemplar os participantes, por sorteio e lance, permitindo que cada um adquira seu bem. Uma das principais vantagens do consórcio é a ausência de juros.
Qual é a função da administradora de consórcio?

A administradora tem um papel fundamental para o bom funcionamento do grupo de consórcio. É responsável por toda a gestão: desde a sua criação até a organização dos sorteios e a entrega das cartas. É a administradora que faz a comunicação com os membros do grupo e a entrega dos bens, além de promover as assembleias mensais.
E como verificar se a administradora de consórcio é confiável?
Se alguém decide fazer um consórcio, é porque ainda não tem o recurso para comprar o bem à vista. Assim, entregar a uma administradora um montante significativo de dinheiro todo mês exige muita confiança e segurança.
Se você já pensou em contratar, mas ficou em dúvida se a administradora de consórcio é confiável, confira neste post dicas para fazer a escolha certa e com tranquilidade.
1. Consulte o Banco Central
O Banco Central do Brasil (BC) possui uma lista de instituições regularizadas e autorizadas a funcionar no país. Caso o nome não esteja nela, a administradora de consórcio não está apta a realizar as atividades.
Para checar sobre a administradora, clique em “Segmento” (no menu à esquerda) e selecione a opção “Administradora de consórcio”. Depois, digite o nome da instituição.
2. Verifique na ABAC
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) também possui uma relação com as administradoras brasileiras de consórcio.
A ABAC é uma entidade de classe sem fins econômicos que representa as administradoras de consórcios associadas.
A ausência do nome na lista da ABAC significa que a administradora não é associada, podendo não ser confiável.
3. Pesquise em sites como Procon e Reclame Aqui
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) serve como um alarmante para checar se a administradora de consórcio recebe reclamações dos clientes. Cada unidade da Federação tem um Procon. Para encontrar o referente à sua cidade, basta pesquisar em sites de busca pela palavra “Procon” mais a sigla do seu estado.

Para saber se a administradora de consórcio é confiável, também é possível pesquisar sobre ela em sites como o Reclame Aqui, uma ferramenta que permite a interação entre os consumidores e as empresas na busca por soluções de problemas.
O Consumidor.gov.br é outro canal que recebe reclamações sobre empresas e apresenta dados sobre o atendimento realizado e as soluções apresentadas.
4. Leia com atenção às cláusulas do contrato
Depois de escolher a administradora, observe também, atentamente, as normas existentes no contrato do consórcio. Todas as regras, os direitos e as obrigações precisam estar no documento, de forma detalhada e com clareza.
Verifique:
- As regras de contemplação por sorteio ou lance;
- O valor do crédito;
- O prazo de duração; e
- As taxas de administração, fundo de reserva, seguro e de antecipação.
Gostou das dicas para saber se a administradora de consórcio é confiável?
👉 Escolha seu consórcio ideal com a POUPEX:
Imóveis | Automóveis | Motocicletas
💰 Como comprar uma cota do consórcio na POUPEX?
Na POUPEX, oferecemos o consórcio para todos os objetivos e momentos da vida. A contratação pode ser feita de maneira 100% digital.
Leia mais:
Quais as formas de contemplação em um consórcio?
Para que servem as garantias no consórcio?