Quatro décadas de sonhos realizados

6 out 2021 Atualizado em 8 set 2022

Aniversariante desta sexta-feira, 8 de outubro, a FHE POUPEX soma, em 40 anos de existência, mais de 140 mil financiamentos imobiliários concedidos e 157 empreendimentos construídos em diversas cidades brasileiras. Nessas quatro décadas, a Instituição também tornou-se referência na oferta de produtos como poupança, seguros, consórcio, empréstimo pessoal e plano odontológico.

A história começa oficialmente em 8 de outubro de 1981, quando a Fundação Habitacional do Exército (FHE) foi instalada no 7º andar do Bloco O da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Em janeiro seguinte, a Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX iniciou suas atividades como “braço financeiro” da FHE. Ao longo de 1982, ocorreram os primeiros financiamentos de imóveis e foi assinado um convênio com o Banco do Brasil para a captação de recursos em poupança.

O caminho até a nossa casa própria

Em 1985, a Sede da FHE POUPEX mudou de endereço, mas continuou na Esplanada dos Ministérios, desta vez no Anexo do Ministério do Exército. O prédio ministerial foi a casa da Instituição até 2010, quando o lar definitivo ficou pronto. 

Ala Oeste durante a fase de acabamento da Sede, em 2010, ainda sem as divisórias de vidro

A atual Sede da FHE POUPEX, no Setor Militar Urbano (SMU), chama a atenção pela beleza, pela funcionalidade e pelos cuidados com o meio ambiente. O edifício reúne, entre outras características, a captação máxima de luz e ventilação naturais; a transformação de luz solar em energia elétrica; a reciclagem de materiais; o uso de lâmpadas de baixo consumo; e medidas para consumo consciente da água.

Equilíbrio entre tradição e inovação

Com quatro décadas de trajetória, a FHE POUPEX preocupou-se sempre em acompanhar a evolução do ramo financeiro. Em 1996, foi disponibilizada a Poupança POUPEX no sistema on-line. Dois anos depois, os sites da FHE e da POUPEX entraram no ar. Além disso, em 2008, o serviço de Autoatendimento Web foi lançado. 

A abertura de conta de Poupança POUPEX pelo aplicativo do Banco do Brasil ficou possível a partir de 2018. Também na última década, com a ativação de seus perfis nas principais redes sociais, a Instituição passou a falar com o mundo pelo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.


Saiba mais sobre a criação e a trajetória da FHE POUPEX no Livro Histórico da entidade.

Últimas notícias

Loading...