Casa ou apartamento: qual comprar?

19 maio 2023 Atualizado em 17 abr 2024

Quer comprar um imóvel e bateu a dúvida? Devo investir em uma casa ou um apartamento? Depois de poupar e alcançar a quantia necessária para a tão sonhada casa própria, muitas pessoas se questionam sobre qual tipo de moradia devem adquirir. 

Há vantagens e desvantagens nas duas opções, mas, com algumas dicas, fica mais fácil acertar na escolha, evitando possíveis frustrações. 


Sempre sonhei com…

…uma casa 🏡

Vantagens

  • Morar em uma casa espaçosa, provavelmente, está entre os sonhos de grande parte das famílias com muitos integrantes e animais de estimação. O espaço adicional, com as áreas externas, é bastante atrativo para brincadeiras ao ar livre, por exemplo. 
  • Há a liberdade de estabelecer horários próprios para mudanças e reformas, o que, em um apartamento, depende do regimento do condomínio. Não haverá vizinhos chateados com você pelo transtorno da obra ou pela montagem de um móvel. 
  • Por falar em condomínio, com exceção das casas de residenciais fechados, as localizadas em ruas abertas não têm a taxa condominial, logo, é possível utilizar esse recurso para melhorias no próprio lar. 
  • Caso o terreno e a planta permitam, é possível construir uma outra casa, expandindo a área para aumentar ainda mais o conforto dos moradores, e, quem sabe, agregar mais familiares. 
  • Hoje em dia, a disputa por estacionamentos é alta. Assim, em uma casa, é possível ter uma garagem ampla. Nas casas, vários carros podem ficar resguardados, diferentemente de um apartamento, onde as vagas são limitadas e definidas por unidade. 

Desvantagens 

  • O custo para se manter uma casa acaba sendo mais elevado, já que não há o rateio entre outros moradores. 
  • Segurança: em um condomínio predial, há portaria (geralmente 24 horas). Além disso, os edifícios costumam ficar em regiões movimentadas, diferentemente das casas, podem ser construídas em áreas mais isoladas e necessitarem de sistemas de alarmes e cercas elétricas, por exemplo. 

…um apartamento 🏙

Vantagens 

  • A segurança é uma das principais vantagens do apartamento. Com portarias 24 horas, além de vizinhos (que podem ajudar na vigilância), os prédios contam com esse requisito. 
  • Geralmente, é mais simples cuidar de um apartamento em vez de uma casa. A praticidade com a limpeza, por exemplo, é um fator que se destaca. Até mesmo a poeira da rua é menor em um apartamento. 
  • Estrutura de comércio: os condomínios prediais acabam por atrair comércios para as redondezas, como farmácias, postos de gasolina e supermercados. Há disponível uma gama maior de serviços. 
  • Acessibilidade: condomínios costumam estar em centros urbanos, sendo atendidos com mais opções de transportes públicos. Isso significa menos gasto e mais facilidade de deslocamento. 
  • A economia com o rateio das taxas condominiais faz com que os gastos sejam menores. Prédios com academias, churrasqueiras e salões de festas também permitem evitar custos extras. 

Desvantagens 

  • Há limitações com horários preestabelecidos em convenção para mudanças e reformas. 
  • A privacidade fica reduzida devido aos vizinhos próximos, em especial nas áreas de lazer, que são coletivas. 
  • Acessibilidade: em prédios sem elevadores, a acessibilidade acaba prejudicada. Esse pode ser um fator limitante para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes, grávidas ou crianças. Também é um problema na hora de subir com sacolas ou móveis pesados. 

Essas são algumas das inúmeras vantagens e desvantagens que casas e apartamentos oferecem aos seus futuros moradores. O mais importante é avaliar aquelas que melhor se adequam às suas necessidades (e aos sonhos) e da sua família.  

E, para que esse sonho seja possível, é essencial o planejamento financeiro. Que tal começar hoje mesmo sua Poupança dos Sonhos, para, em breve, poder tomar a grande decisão entre casa e apartamento?

Últimas notícias

Loading...