Fundo de reserva no consórcio: para que serve?

13 jan 2023 Atualizado em 17 abr 2024

Quem precisa pagar boleto de condomínio provavelmente já conhece o fundo de reserva, pequena contribuição que compõe o valor mensal. No consórcio, ele também existe e tem a mesma função. 

Neste post, vamos explicar o que é essa taxa, para que serve, como é calculada, quando é necessário usá-la e o que acontece com ela ao término do grupo. 

Se você quer saber tudo sobre o fundo de reserva no consórcio, leia este texto até o fim! 

O que é e para que serve 

Trata-se de uma arrecadação mensal destinada a cobrir emergências e necessidades extraordinárias. Para formar esse fundo de proteção, todos os consorciados pagam uma quantia, além da parcela regular. 

O objetivo é resguardar o grupo, para que a possível inadimplência de um ou mais integrantes não afete os demais. 

Como é feito o cálculo 

Como é o cálculo do fundo de reserva no consórcio

A cobrança do fundo de reserva é facultativa, portanto, só pode ocorrer quando devidamente explicitada no contrato. O percentual é definido pela administradora do consórcio. 

O cálculo é o mesmo adotado para a taxa de administração, dividindo o percentual total pelo prazo do grupo. Considere o seguinte exemplo: um grupo de 60 meses cujo valor do crédito é de R$ 30 mil e o fundo de reserva é de 2%. Logo, o valor que o consorciado desse grupo pagará referente ao fundo de reserva é de R$ 9,99 por mês, o qual será acrescido ao valor da parcela. 

Na POUPEX, por exemplo, a taxa é de 2% para os segmentos de imóveis, automóveis e motocicletas, e de 5% para o de bens duráveis

A constituição do fundo de reserva é autorizada pela Lei do Consórcio e pela Circular 3.432 do Banco Central. 

Quando usar

Conforme a Circular 3.432 do BC, a reserva emergencial é exclusiva para as seguintes situações:  

  1. Cobertura de eventual insuficiência de recursos do fundo comum;
  1. Pagamento de prêmio de seguro para cobertura de inadimplência de prestações de consorciados contemplados;
  1. Pagamento de despesas bancárias de responsabilidade exclusiva do grupo ;
  1. Pagamento de despesas e custos de adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais com vistas ao recebimento de crédito do grupo; e
  1. Contemplação, por sorteio, desde que não comprometida a utilização do fundo de reserva para as finalidades previstas nos itens de 1 a 4. 

E se sobrar dinheiro? 

No encerramento do grupo, o saldo que restar no fundo de reserva é rateado entres os consorciados ativos, conforme a participação de cada um.  


Agora que você já sabe tudo sobre o fundo de reserva e sua importância, aproveite para adquirir uma cota de consórcio da POUPEX!


Leia também: 

Quais as formas de contemplação em um consórcio?
Para que servem as garantias no consórcio?
Entenda como funciona o lance no consórcio

Últimas notícias

Loading...