Saiba tudo sobre a taxa de administração no consórcio

13 dez 2022 Atualizado em 17 abr 2024

Uma das vantagens do consórcio é a ausência de juros, mas há um valor a ser pago, o da taxa de administração (TA). No fim das contas, uma coisa equivale à outra? Mesmo com essa cobrança, vale a pena investir nessa modalidade de crédito? 

Neste post, vamos explicar o que é a taxa de administração, por que ela existe, como é feito o cálculo mensal e o que a difere da tradicional taxa de juros. 

O que é a taxa de administração? 

Nada mais é que o valor pago à administradora pelos serviços prestados na gestão do grupo de consórcio, de forma a garantir que todos tenham acesso aos bens contratados. 

“É com essa taxa que a administradora consegue manter a estrutura necessária para realizar as assembleias de contemplação e a gestão dos recursos financeiros, garantindo que o contrato seja cumprido por todos do grupo”, explica Josilma Rodrigues, Gerente Executiva de Seguros, Consórcios e Serviços da POUPEX. 

O trabalho não é pouco! Começa antes mesmo da formação do grupo, quando a administradora avalia sua viabilidade. E continua até o encerramento, para distribuir créditos não usados e gerenciar valores pagos em atraso. 

Saiba tudo sobre a taxa de administração no consórcio

Algumas das muitas responsabilidades de uma empresa de consórcio: 

  • Criação e administração dos grupos 
  • Representação legal dos grupos 
  • Definição das formas de pagamento 
  • Gestão dos recursos 
  • Realização das assembleias mensais 
  • Organização dos sorteios  
  • Entrega das cartas de crédito 
  • Comunicação com os membros do grupo 
  • Checagem de documentações 

Quem pode cobrar essa taxa? 

Todas as administradoras de consórcio no país têm direito a cobrar uma taxa de administração, e o percentual varia entre as empresas.  

É também com esse montante que elas conseguem cumprir as exigências do Banco Central, responsável pela fiscalização e regulamentação do serviço. 

Como é feito o cálculo? 

Como dissemos, a TA é definida pela administradora. Tem como base um percentual fixo sobre a carta de crédito e pode variar de acordo com o segmento. Na POUPEX, por exemplo, a taxa de administração média do consórcio de imóveis é de 10,43% e a de automóveis de 7,47%. 

E quanto o consorciado precisa pagar por mês? Basta dividir a TA pelo prazo do grupo. Continuemos no nosso exemplo de automóvel, em que o grupo dura 90 meses: 

9,5%
(TA total)
÷90 meses
(prazo do grupo)
=0,10% 
(TA mensal)
R$ 30.000
(valor do automóvel)
x0,10%
(TA mensal)
=R$ 30
(valor mensal)


Qual a diferença entre a taxa de administração e os juros? 

A taxa de administração representa um valor bem inferior quando comparado aos juros cobrados no financiamento e não caracteriza uma forma de juros compostos. Já o financiamento envolve um cálculo sobre o valor residual após amortecimento (juros compostos), o que faz com que a dívida seja maior e mais complexa.  

Mesmo com a TA, o consórcio é vantajoso para quem não tem pressa de realizar um sonho, e quer a certeza de que seus recursos estão bem cuidados.  

“Sem essa organização da empresa de consórcio, que defende os interesses do grupo, seria impossível contemplar todos os participantes de forma igualitária”, ressalta Josilma. “Afinal, se uma pessoa não cumpre o que foi acordado, prejudica o restante.” 

Fonte: Abac 


Gostou das explicações? Adquira já a sua cota de consórcio da POUPEX e tire seus projetos do papel.  

Tem mais dúvidas sobre o consórcio? Confira esses vídeos explicativos!  


Leia também: 

Entenda como funciona o lance no consórcio 
Saiba a diferença entre reajuste e rentabilidade do crédito 
Para que servem as garantias no consórcio? 
Quais as formas de contemplação em um consórcio?

Últimas notícias

Loading...