Golpe da falsa central de atendimento: saiba identificar e se proteger

21 set 2023 Atualizado em 17 abr 2024

O golpe da falsa central de atendimento é quando criminosos fingem ser atendentes de grandes empresas com o objetivo de roubar dados pessoais ou dinheiro das vítimas. A abordagem ocorre por canais variados: telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Para não cair na fraude, é preciso saber identificá-la. 

Neste post, vamos detalhar esse tipo de golpe e dar dicas de proteção. 

Como funciona o golpe da falsa central de atendimento? 

Ao entrar em contato, o golpista usa técnicas de engenharia social para convencer o interlocutor a realizar alguma ação, como: 

  • informar dados pessoais sensíveis (senhas, por exemplo); 
  • efetuar operações financeiras (fazer pix, transferências ou pagamento de falsos boletos); e 
  • instalar aplicativo ou programa, que, na verdade, é malicioso e infecta o dispositivo do cliente. 

Mas como ele descobre o telefone da vítima? Normalmente, para aplicar o golpe, são utilizados dados que foram expostos em vazamentos on-line, como nomes, telefones e e-mails

As abordagens têm algumas características comuns. Os falsos funcionários são cordiais, usam termos técnicos e apelam para o senso de urgência, ou seja, pressionam o cliente a tomar alguma ação imediata, inventando prazos apertados e, muitas vezes, apresentando condições diferenciadas por tempo limitado. 

Também é frequente alegarem uma suposta movimentação estranha na conta bancária da pessoa ou a necessidade de atualização em aplicativo, sob o pretexto de mais segurança. 

O que fazer para me proteger? 

Recebeu uma mensagem ou ligação suspeita? Desconfie! Se estiverem pedindo para que você confirme dados sensíveis como senhas ou número de cartão, desligue imediatamente a chamada ou bloqueie a conversa

A dica também vale para pedidos de atualização no aplicativo ou no internet banking. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas.  

E fique atento: sempre revisite a segurança de seus equipamentos, porque as fraudes podem ocorrer em virtude da vulnerabilidade em hardwares e softwares utilizados. 

Está na dúvida se é golpe? Desligue e entre em contato com a empresa pelo telefone oficial para confirmar.  

Cuidado também com links suspeitos. No caso da POUPEX, acesse diretamente nosso aplicativo para encontrar detalhes sobre produtos, serviços ou para fazer alterações na sua conta.  

No caso de golpes que envolvem o pagamento de boleto ou PIX, é importante o cliente se atentar se os dados bancários, como beneficiário do boleto e agência/código, divergem dos dados da POUPEX. 

Como a POUPEX entra em contato com os clientes? 

O atendimento da POUPEX é feito somente nos canais oficiais. Utilize o aplicativo (disponível na Google Play e na Apple Store), o Internet Banking, o site ou o WhatsApp da POUPEX para obter informações, suporte ou fazer qualquer alteração na sua conta. Se preferir, ligue no 0800 061 3040 ou vá pessoalmente ao Ponto de Atendimento mais próximo.   

A POUPEX nunca pedirá que você faça um PIX, pague um boleto ou realize uma transferência para aprovar uma concessão de crédito. Os fraudadores podem entrar em contato afirmando que, se você não repassar o dinheiro, seu crédito será cancelado, mas não é verdade. Se receber uma mensagem assim, é golpe! 

Confie apenas nos números oficiais da POUPEX: 

  • 0800 061 3040 (Teleatendimento e WhatsApp)   
  • 0800 646 4747 (Teleatendimento aos surdos)   
  • 0800 647 8877 (Ouvidoria)   
  • 0800 061 1043 (Renegociação de dívidas)   

Caí no golpe da falsa central de atendimento. O que faço? 

Apesar dos cuidados, todo mundo está sujeito a ser vítima desse e de outros golpes. Se isso acontecer, registre um boletim de ocorrência na delegacia da sua região ou no site da Polícia Civil. 

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