87 imóveis são regularizados em Guajará-Mirim (RO)

4 jan 2023 Atualizado em 5 jan 2023

Em mais uma iniciativa de responsabilidade social, a FHE POUPEX contribuiu para a regularização de 87 imóveis situados no Residencial Marechal Rondon, em Guajará-Mirim (RO). Os lotes e as casas careciam de registros e licenças, os quais foram obtidos com o apoio da prefeitura, órgãos ambientais e o cartório de registro de imóveis. 

Os terrenos e a construção das residências foram financiados pela FHE POUPEX na década de 1990. De lá para cá, diversos acontecimentos impactaram a documentação dos imóveis: mudanças na legislação, incêndio na prefeitura com perda de registros, cartório não informatizado, falecimentos de proprietários, espólios, ausência de inventários, entre outros. 

A busca pela regularização da situação começou em 2021, quando a Diretoria de Habitação (DIHAB) iniciou os contatos com as famílias e as autoridades locais competentes. A FHE POUPEX pagou os impostos pendentes dos imóveis, como IPTU e ITBI. Houve também a colaboração da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do 6º Batalhão de Infantaria de Selva, que prestaram apoio logístico. 

Essa não é a primeira vez que a FHE POUPEX promove a regularização de imóveis para militares das Forças Armadas. No ano passado, no Rio de Janeiro (RJ), a FHE POUPEX assinou um convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro para que 1.181 famílias pudessem receber os títulos de propriedades de suas casas, construídas em 1983. Em 2020, foram doadas 117 unidades habitacionais de uma vila militar para uso da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Residencial Marechal Rondon 
Dos 128 imóveis, 87 já foram registrados ou estão em processo e 41 estão pendentes de documentação (inventário, formal de partilha, etc.).