Corrida POUPEX 2023 reúne 5 mil em Brasília

25 jul 2023 Atualizado em 22 jul 2024

Com recorde de inscritos, a Corrida POUPEX 2023 – Etapa Onça-Pintada movimentou o Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF), na noite do último sábado, 22 de julho. Sob a beleza do céu brasiliense em uma noite fria de inverno, cerca de 5 mil pessoas lotaram a Praça dos Cristais, onde se concentraram para a largada da prova. 

As irmãs Maria do Carmo Marra, 68 anos, e Maria Elza da Costa, 66, escolheram percursos diferentes. A primeira, que mora em Brasília e já correu outras duas edições, optou pelos 10 quilômetros. Já a mais nova, que veio de Goiânia (GO) especialmente para o evento, correu os 5 quilômetros para marcar sua primeira Corrida POUPEX. “Estou entusiasmada”, avisou. 

Irmãs Maria Elza e Maria do Carmo

Quem também estava em família era Mariana Sousa, de 12 anos, que, apesar da pouca idade, já acumula 2 edições da prova de rua. Ela foi acompanhada da mãe, Neidiane, 47, da tia Nádia Maria, 51, e dos primos Almir e Kevin, de 23 e 18 anos, respectivamente. Todos fizeram o percurso de 5 km. 

Mariana (calça vermelha) com a família Sousa

Para o grupo, os diferenciais da Corrida POUPEX são a organização e o trajeto. Sobre o frio típico de julho, eles gostam. “Mas, quando termina, tem de colocar logo os agasalhos que a gente traz no carro”, ressaltaram, rindo. 

E se o assunto é correr em turma, Laura Ribeiro, 50 anos, está acostumada. Ela integra um grupo de corrida do Sudoeste (DF) que reúne cerca de 60 mulheres, a maioria da terceira idade.  

Aproximadamente 20 delas estavam no SMU no sábado, entre as quais as amigas Joyce Batista e Cássia Neiva, que correram pela categoria PCD. Joyce sofreu um AVC há 4 anos e ficou com sequelas, e Cássia tem hidrocefalia. “Estou hoje com sinusite, tomando antibiótico, mas não deixarei de participar”, contou Cássia, que também é meio-maratonista. 

Joice (de boina) e Laura (calça rosa) com algumas das companheiras de grupo de corrida

No topo do pódio 

Gabriel Gomes

Entre os vencedores da 8ª edição da Corrida POUPEX, dois conseguiram defender o título. Pelo segundo ano consecutivo, Gabriel de Oliveira Gomes, 22 anos, foi o campeão geral nos 10 km masculino (tempo 33m26s). “A prova foi bem-organizada, com adversários muito bons, que eu já conhecia dos outros anos”, elogiou. Nascido no Acre, Gabriel mora em Brasília, é educador físico e corre desde os 11 anos de idade. 

Carmen Silva e o Gen Stumpf, presidente da POUPEX

Carmem Silva também conquistou o primeiro lugar em 2022 e agora em 2023. Ela venceu os 5 km feminino na classificação geral (tempo 18min37s). “A sensação é muito boa. A gente treina pesado e vê o resultado”, celebrou. A bicampeã é piauiense, vive no DF, já atuou como secretária e hoje é estudante de educação física. “Esporte é a minha vida”, resumiu. 

Márcia Bretano

Os outros primeiros colocados foram iniciantes no pódio. Márcia Lemos Bretano, 51 anos, a campeã dos 10 km feminino (tempo 45min50s), estreou também na competição da POUPEX. “Adorei a prova, o percurso, a organização, o clima, tudo maravilhoso”, disse a mineira, que mora em Brasília há 30 anos. 

Em sua terceira Corrida POUPEX, Arlann Ferreira, 36 anos, foi o primeiro a alcançar os 5 km masculino (tempo 15m46s). “A energia desse evento é muito boa, o kit também. Vale muito a pena.” 

Arlann Ferreira (centro)

Sorteios e atividades 

Após a chegada, os corredores receberam a medalha de participação e kits de frutas e hidratação. Puderam fazer massagem e tirar fotos nos diversos painéis interativos espalhados pela Praça dos Cristais.  

Houve também o sorteio de 19 prêmios, como bicicleta, patinete elétrico, tênis de corrida, relógio esportivo com GPS e voucher de viagem. 


Assista também ao vídeo com imagens da Corrida POUPEX – Etapa Onça Pintada: