Quem quer poupar dinheiro para concretizar um sonho — como a compra de um imóvel ou a realização de uma viagem — geralmente precisa cortar gastos. Nessa hora, muita gente deixa o lazer em segundo plano. Afinal, se não houver controle, shoppings, restaurantes, cinemas e bares podem se tornar vilões da economia doméstica.
Mas os momentos de descanso também devem ser considerados, porque contribuem para a qualidade de vida e a saúde mental.
Para ajudar a equilibrar o orçamento sem abrir mão da diversão, separamos algumas atividades gratuitas ou que custam muito pouco. Que tal montar sua agenda do próximo mês com essas sugestões?
Marque no calendário o que pretende fazer nos fins de semana e feriados. E, no fim do mês, observe o quanto você conseguiu economizar.
Piquenique no parque
Levar guloseimas para um parque ou um gramado passou a ser um refúgio especialmente durante a pandemia, quando as pessoas procuraram alternativas de lazer ao ar livre e seguras.
Os comes e bebes podem ser preparados em casa, inclusive com alimentos que estão há mais tempo na geladeira. A atividade é sucesso tanto no café da manhã, quanto no lanche da tarde!
Se estiver com crianças, leve bolas e outros brinquedos. Fazer bolhas de sabão garante muitos minutos de entretenimento. Leve também giz branco para desenhar em alguma calçada do parque.
Passeio de bike
Andar de bicicleta combina duas vantagens: exercício físico e lazer. Se você não tem uma em casa, tente emprestar de um amigo ou confira se existe o serviço de bicicletas compartilhadas na sua cidade, em que é possível alugar em uma estação e devolver em outra.
Turista na própria cidade
Viajar sem sair da cidade? É possível! Com olhar de turista, pegue o metrô ou um ônibus, desça em uma estação diferente e perca-se pelas ruas daquele bairro, observando as fachadas das casas, o comércio, as pessoas… Aproveite para tirar fotos dos cantinhos que te chamarem atenção.
Turista na própria cidade — parte 2
Em outro dia, pesquise atrações turísticas da sua cidade na internet e escolha um local desconhecido ou aonde você foi há muito tempo. Pode ser um museu, uma biblioteca, uma igreja etc. Talvez você conheça aquele lugar muito bem, mas seus filhos ainda não. Enfim, explore sua cidade!
Noite de jogos
Videogame, jogos de tabuleiro, baralho ou quebra-cabeça. Escolha um (ou mais!) e programe um campeonato com a família ou com um grupo de amigos.
O torneio pode se estender para a cozinha — cada um prepara um prato ou um drink e, no final, todos votam no melhor. E não precisa ser um mestre da culinária… quem não gosta de brigadeiro, de sanduíche ou de pipoca?
Encontros literários
Adeptos da leitura podem escolher um livro, um conto ou uma poesia e reunir a família ou amigos para conversar sobre o tema. Na internet, é possível encontrar modelos de roteiro para nortear a discussão.
Dá para ser algo leve, divertido e instigante. Combine a atividade com um lanche e aproveite!
Inclua as crianças em uma rodada de um livro infantil, que pode terminar com a sessão de um filme relacionado à história lida.
Terminou o mês e sobrou dinheiro? Que tal guardar na poupança para não correr o risco de gastá-lo? E já se prepare para os dias de lazer do mês seguinte!