Entenda a importância de proteger seus dados pessoais

O Dia Internacional da Proteção de Dados é celebrado neste sábado, 28 de janeiro. A data reforça a importância do cuidado no tratamento de informações pessoais e a necessidade de uma cultura de proteção de dados na sociedade. 

Cada vez mais, dados pessoais são tratados de diferentes formas e para diversas finalidades — em relações de consumo, no trabalho, nas interações com o poder público, no uso da internet, na utilização de serviços. 

Se esses dados não ficam bem protegidos, há ameaças e riscos a seus titulares, que ficam mais vulneráveis, por exemplo, à aplicação de golpes.  

É comum, inclusive, pessoas deixarem de fazer uma atividade por preocupação com os dados compartilhados. De acordo com a Pesquisa Nacional de Privacidade e Proteção de Dados, 87% dos brasileiros já optaram por não instalar aplicativos nos celulares, não navegar em algum site ou não comprar algo on-line por receio de fraudes.  

Já ouviu falar sobre a LGPD? 

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

No Brasil, desde 2018, uma legislação específica trata do assunto. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) visa estabelecer padrões para o uso desses dados e criar um ambiente seguro e controlado, sempre garantindo ao cidadão protagonismo nas decisões relacionadas a seus próprios dados. 

Como funciona na POUPEX 

A gestão de dados na POUPEX está em conformidade com a LGPD e objetiva preservar a privacidade dos clientes e demais públicos de relacionamento. 

Cada titular de dados pode fazer consultas e pedir alterações pelo site da instituição, mediante cadastro digital, ou, pessoalmente, em um dos Pontos de Atendimento.

8 dicas para manter a segurança dos seus dados 
1. No trabalho, adote a política da mesa limpa, não deixando documentos à mostra. 
2. Utilize o e-mail corporativo somente para mensagens profissionais. 
3. Sempre faça logoff de e-mail pessoal e de redes sociais. 
4. Revise as políticas de privacidade e as configurações de segurança das redes sociais e de aplicativos. Se não concordar, conteste. 
5. Em sites de compras, limpe o histórico de navegação após concluir o pagamento. 
6. Cookies armazenam dados do usuário e você pode ou não dar o seu consentimento para a instalação. Uma opção é desativar os cookies direto no navegador. 
7. Somente divulgue seu telefone em caso de necessidade. Existe o serviço do site www.naomeperturbe.com.br (para não receber chamadas de telemarketing), criado pelas operadoras de telefonia por determinação legal da Anatel. 
8. No caso de perda ou furto de documentos pessoais (RG, CPF, CNH etc.), faça um boletim de ocorrência e cadastre o ocorrido em serviços de alerta (SPC e SERASA). 
Fontes: pensando.mj.gov.br; www.onetrust.com.br e www.serpro.gov.br, com adaptações