O Dia Internacional da Proteção de Dados é celebrado neste sábado, 28 de janeiro. A data reforça a importância do cuidado no tratamento de informações pessoais e a necessidade de uma cultura de proteção de dados na sociedade.
Cada vez mais, dados pessoais são tratados de diferentes formas e para diversas finalidades — em relações de consumo, no trabalho, nas interações com o poder público, no uso da internet, na utilização de serviços.
Se esses dados não ficam bem protegidos, há ameaças e riscos a seus titulares, que ficam mais vulneráveis, por exemplo, à aplicação de golpes.
É comum, inclusive, pessoas deixarem de fazer uma atividade por preocupação com os dados compartilhados. De acordo com a Pesquisa Nacional de Privacidade e Proteção de Dados, 87% dos brasileiros já optaram por não instalar aplicativos nos celulares, não navegar em algum site ou não comprar algo on-line por receio de fraudes.
Já ouviu falar sobre a LGPD?
No Brasil, desde 2018, uma legislação específica trata do assunto. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) visa estabelecer padrões para o uso desses dados e criar um ambiente seguro e controlado, sempre garantindo ao cidadão protagonismo nas decisões relacionadas a seus próprios dados.
Como funciona na FHE POUPEX
A gestão de dados na FHE POUPEX está em conformidade com a LGPD e objetiva preservar a privacidade dos clientes e demais públicos de relacionamento.
Cada titular de dados pode fazer consultas e pedir alterações pelo site da instituição, mediante cadastro digital, ou, pessoalmente, em um dos Pontos de Atendimento.
8 dicas para manter a segurança dos seus dados |
1. No trabalho, adote a política da mesa limpa, não deixando documentos à mostra. |
2. Utilize o e-mail corporativo somente para mensagens profissionais. |
3. Sempre faça logoff de e-mail pessoal e de redes sociais. |
4. Revise as políticas de privacidade e as configurações de segurança das redes sociais e de aplicativos. Se não concordar, conteste. |
5. Em sites de compras, limpe o histórico de navegação após concluir o pagamento. |
6. Cookies armazenam dados do usuário e você pode ou não dar o seu consentimento para a instalação. Uma opção é desativar os cookies direto no navegador. |
7. Somente divulgue seu telefone em caso de necessidade. Existe o serviço do site www.naomeperturbe.com.br (para não receber chamadas de telemarketing), criado pelas operadoras de telefonia por determinação legal da Anatel. |
8. No caso de perda ou furto de documentos pessoais (RG, CPF, CNH etc.), faça um boletim de ocorrência e cadastre o ocorrido em serviços de alerta (SPC e SERASA). |
Fontes: pensando.mj.gov.br; www.onetrust.com.br e www.serpro.gov.br, com adaptações |