A Receita Federal ampliou de 29 de abril para 31 de maio o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2022.
O cronograma de restituições não será alterado. O pagamento começará em maio, e os cinco lotes mensais seguirão até setembro.
O objetivo da prorrogação, segundo o governo, é amenizar os efeitos decorrentes da pandemia da covid-19, uma vez que alguns órgãos e empresas ainda não estão com o atendimento totalmente normalizado.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a Receita adia a data limite para a entrega da declaração do IR.
Informes de produtos POUPEX
Antes do início do prazo, a POUPEX enviou por e-mail a seus clientes os demonstrativos dos produtos. Quem preferir pode obtê-los pelo aplicativo POUPEX (no botão Imposto de Renda, na lista horizontal superior) ou no Internet Banking, na aba Imposto de Renda.
Clientes do Crédito Imobiliário também podem solicitar o documento pelo WhatsApp: 0800 061 3040, desde que já tenham o cadastro digital.
No caso da Poupança POUPEX, os informes estão disponíveis nos canais de atendimento do Banco do Brasil.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda?
Devem prestar contas trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e aposentados que tiveram rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 em 2021.