Dedicação e muita emoção compõem a história do Coronel Raul Santos, integrante da equipe de Comunicação da FHE POUPEX, com seu Gol CL. “Eu nunca me esqueci do dia em que tirei meu carro zero da loja. Era 21 de agosto de 1989, data em que o cantor Raul Seixas faleceu”, declara o xará do artista, que lembra até o valor pago pelo automóvel: Cr$ 28.500.
O que o Cel Raul não imaginava é que o Gol estaria presente nos momentos mais marcantes de sua vida. “A minha viagem de lua de mel, em 1991, foi no Gol. Nele, eu transportei minha esposa grávida de cada um dos meus três filhos para a maternidade. As cinco transferências ao longo da minha carreira militar e as férias para visitar a família sempre foram no Gol”, relata. “Eu costumo dizer que esse carro é como um álbum de fotografia, pois me faz lembrar desses acontecimentos tão importantes para mim.”
“Eu não empresto nem vendo o meu Gol, pois não quero me desfazer das boas recordações que ele me traz”
Cel Raul
Com 144 mil quilômetros rodados, o veículo passa por manutenção constantemente. Nesses 33 anos, foram trocados farol e lanterna; foi refeita a mecânica; e foi renovada a pintura — sempre com peças originais. “Eu acabei me tornando um especialista nesse modelo porque acompanho cada detalhe e, inclusive, mantenho uma rede de contato com excelentes profissionais”, conta.
O tema carros antigos costuma ser assunto das conversas entre o Coronel Raul e o Coronel Almeida, Auditor-Chefe da FHE, que, recentemente, herdou do pai um Chevette SL 1.6 de 1988. O veículo é carinhosamente chamado de Colorado, em alusão à sua cor vermelha e ao time de futebol pelo qual torce, o Internacional de Porto Alegre (RS).
“Com o falecimento de meu pai, no ano passado, o xodó da família ficou sob minha responsabilidade”, relata o Cel Almeida. “Desde que chegou a Brasília, por meio de transportadora, iniciei o processo de restauração para manter as características originais do carro”, afirma.
Até o momento, foram realizados diversos serviços, como lanternagem, pintura, mecânica, troca de pneus, capotaria e revitalização do interior.
“O próximo passo é concluir os reparos para iniciar o processo de obtenção da placa preta, diferencial de um veículo antigo e com valor histórico”
Cel Almeida
Outro colega que possui apreço por carros antigos é o Auditor da POUPEX Roni Sérgio. Em 2020, ele adquiriu um Fusca 1970 e, desde então, tem se dedicado a sua restauração. “Sempre cultivei um carinho por Fuscas. Para mim, é uma terapia fazer pessoalmente ou com ajuda de amigos as manutenções necessárias, e só recorro a um especialista quando realmente não dou conta”, explica Roni.
“Meu entusiasmo conquistou até meu filho, Bruno, de 7 anos. Sempre que possível, ele me acompanha nessa jornada fantástica dos automóveis clássicos”
Roni
Você também é apaixonado por carros? Na FHE POUPEX, você pode fazer seu Seguro Auto e ficar tranquilo para apenas curtir seu hobby!