Cidadania financeira: entenda seus direitos e deveres 

27 dez 2021 Atualizado em 6 jan 2022

Você sabe o que é cidadania financeira? Esse conceito tem a ver com os direitos e deveres dos cidadãos quando o assunto são as finanças.  

Os direitos permitem educar a população para o uso consciente e planejado do dinheiro e inseri-la no debate público sobre o sistema financeiro.   

Já os deveres estão relacionados a honrar compromissos financeiros; não cometer fraudes; adquirir produtos e serviços legalizados; e cumprir as obrigações fiscais relacionadas às transações monetárias.  

O desenvolvimento da cidadania financeira ocorre por meio de quatro pilares:  

  1. Inclusão  
  1. Educação  
  1. Proteção do consumidor  
  1. Participação  

Tais contextos são necessários para que o cidadão tome boas decisões com o dinheiro, mantenha o equilíbrio financeiro pessoal e familiar e aprimore a qualidade de vida.   

O Banco Central ilustra esses conceitos da seguinte forma:

Responsabilidades na promoção da cidadania financeira  

A promoção da cidadania financeira requer um trabalho integrado, com diversos atores, como o Estado, os fornecedores de serviços financeiros, os varejistas, a imprensa, os influenciadores e os educadores.  

Aos fornecedores de serviços financeiros, como é o caso da FHEPOUPEX, atribui-se, por exemplo, o papel de oferecer serviços adequados ao perfil do consumidor, além de informar com transparência para que o cidadão decida de forma livre e consciente sobre os produtos que deseja adquirir.

Contextos da cidadania financeira  

  • Educação financeira: é saber lidar com o dinheiro de forma saudável. Quem tem conhecimento sobre finanças aprende a controlar o orçamento; a evitar dívidas; a planejar-se para objetivos de curto, médio ou longo prazos; a poupar ativamente.  
  • Inclusão financeira: é quando você tem acesso a serviços adequados às suas necessidades, como crédito, poupança, seguros, previdência e investimentos.  
  • Proteção do consumidor de serviços financeiros: é assegurar um ambiente de negócios que gera confiança, com informações claras e simples para a tomada de decisões.  
  • Participação no diálogo sobre o sistema financeiro: é entender sobre o serviço financeiro ofertado e se posicionar, manifestando dúvidas, sugestões, elogios e reclamações, por meio da ouvidoria ou de outros canais de atendimento ao cliente.

Fonte: Banco Central, com adaptações

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