Fim de ano chegou e, com ele, o 13º salário — para ao menos 87 milhões de brasileiros, que trabalham com carteira assinada e têm direito a essa remuneração adicional. O benefício costuma ser pago em duas parcelas: a primeira no fim de novembro, e a segunda até 20 de dezembro. É um momento que requer muita atenção, para que o dinheiro não seja desperdiçado.
A POUPEX ajuda você a decidir como usar o 13º salário da melhor forma possível, sem comprometer o orçamento pessoal. Veja nossas dicas:
Quite dívidas
“O 13º é uma oportunidade para organizar as finanças, quitando alguma dívida ou parte dela, em especial as de juros mais altos”, sugere o Gerente do Projeto de Educação Financeira da POUPEX, Márcio Manzi.
Ele alerta para o perigo de usar o dinheiro extra para contrair mais dívidas, com compras que estão fora do planejamento financeiro familiar. “Já diz o ditado: quando se está em um buraco, pare de cavar”, afirma Manzi.
Monte sua reserva financeira
Está sem dívidas? Maravilha! Aproveite para iniciar ou ampliar a sua reserva financeira, ou seja, aquele montante que todo mundo precisa guardar para eventuais emergências. “É uma poupança que pode ser resgatada a qualquer momento, para resolver imprevistos”, ressalta o Gerente do Projeto de Educação Financeira da POUPEX.
Mas quanto guardar? O cálculo mais comum é multiplicar a renda mensal por um determinado número de meses, o que depende da realidade de cada um. Assim, é possível manter o padrão de vida, sem entrar no vermelho, mesmo em caso de perda de emprego, acidente, doença ou outros problemas.
Para fazer sua reserva financeira, você pode contar com as facilidades da Poupança POUPEX, que tem 41 anos de tradição.
Pague gastos anuais, como IPVA e IPTU
“Não devo nada e já tenho minha reserva de emergência”. Então, o 13º salário pode ser uma chance de pagar impostos anuais como o IPVA e o IPTU. Pagamentos à vista costumam ter descontos expressivos e você não precisa comprometer seu salário regular com isso.
“Outra dica é pagar a anuidade da sua profissão, se esse for seu caso”, lembra Márcio Manzi. Esse tributo é obrigatório para quem exerce profissões registradas em órgãos de classe, como advogados, médicos e engenheiros.
Reserve o 13º salário para despesas escolares
Quem tem filhos em idade escolar conhece bem a saga de gastos na virada de cada ano. É preciso arcar com matrícula ou rematrícula, materiais, uniformes. O 13º salário é muito bem-vindo para ajudar com essas despesas.
Compre os presentes de Natal
Se você já está com as contas equilibradas, pode se dar ao luxo de usar o dinheiro extra para comprar os presentes de Natal da família. Assim, é possível pagar tudo à vista e ainda barganhar descontos. E não levar novos parcelamentos para o ano que se inicia!
Planeje uma viagem ou faça melhorias em casa
Viajar, fazer uma pequena reforma, comprar uma TV. Essas são opções válidas, desde que caibam no bolso e não signifiquem novas dívidas parceladas. “Lembre-se de que o dinheiro deve trabalhar a seu favor, e não o contrário”, alerta Márcio Manzi.
Leia também 🔗
Poupança: o porto seguro do seu dinheiro
Poupança dos Sonhos: dê a destinação certa ao seu dinheiro
Reserva de emergência: para que serve e como montar a sua