Um dos desafios dos pais é ensinar os filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro, de maneira que eles se tornem adultos mais conscientes e capazes de fazer boas escolhas financeiras.
E uma forma de abordar o assunto de maneira lúdica é contando histórias. Neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, sugerimos quatro livros sobre educação financeira voltadas a crianças e escritas por autores brasileiros. Confira!
Almanaque Maluquinho — Para que dinheiro?
Autor: Ziraldo
Junim e a Turma do Menino Maluquinho se veem às voltas com dificuldades para administrar mesadas, despesas, cofrinhos e compras. São sete histórias em quadrinhos e seis curiosidades que tratam do surgimento da moeda, da origem do salário, do funcionamento dos bancos e de como fazer um orçamento doméstico.
A menina, o cofrinho e a vovó
Autora: Cora Coralina
Uma avó decide fazer doces para vender. Determinada, vai driblando as dificuldades: a falta de um tacho de cobre, a falta de lenha etc. Para melhorar a produção, ela compra uma geladeira usada, a prazo. Sua neta vai visitá-la, abre o cofrinho e dá todo o dinheiro para ela pagar as prestações. Uma história de afeto e gratidão!
Como se fosse dinheiro
Autora: Ruth Rocha
Todos os dias, Catapimba comprava um lanche na hora do recreio, mas o dono da cantina nunca tinha troco e entregava balas ao menino. Um dia, o garoto teve uma ideia… levou uma galinha para pagar Seu Lucas. Foi uma confusão danada.
O pé de meia mágico
Autor: Álvaro Modernell
Este livro mostra a rotina de dois irmãos muito amigos, mas que pensam e agem de maneira diferente. Eles têm a oportunidade de aprender sobre educação financeira, e cada um escolhe seu caminho. A história estimula crianças a guardar e cuidar dos brinquedos e a poupar parte do dinheiro que ganham, mostrando as vantagens de agir assim.