A uma semana do início do prazo para declarar o Imposto de Renda 2023, é hora de organizar os documentos e conferir todas as novidades que a Receita Federal anunciou para este ano.
Uma delas é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já no início do período da entrega. A funcionalidade estará disponível tanto via computador, quanto via aplicativo.
Com ela, espera-se reduzir o número de erros e, consequentemente, o volume de declarações retidas em malha fina. Em vez de preencher todas as informações, uma a uma, o declarante terá apenas de checar os dados e corrigir ou incluir algo, se for o caso.
Além disso, quem usar a declaração pré-preenchida receberá a restituição o mais cedo possível, respeitadas as prioridades definidas por lei: idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores.
PIX facilita receber a restituição do Imposto de Renda
Outra diferença em relação ao ano passado é que agora o PIX, além de ser uma alternativa para receber a restituição, será um critério de prioridade para estar nos primeiros lotes.
A escolha deve ser feita na hora de transmitir a declaração, e a chave PIX precisa ser um número de CPF. Não são válidas chaves aleatórias, e-mail ou celular.
Declaração para terceiros
Uma ferramenta nova vai facilitar o trabalho de quem faz a declaração para auxiliar parentes ou amigos. É a autorização de acesso, com a qual a pessoa terá permissão para acessar todos os serviços da plataforma referentes a um outro contribuinte.
A autorização permite que o ajudante acesse a declaração pré-preenchida de terceiros, consulte pendências e imprima declarações, recibos e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Operações em bolsa
A partir deste ano, contribuintes precisam declarar operações na Bolsa de Valores cuja soma tenha ultrapassado R$ 40 mil em 2022. Antes, a obrigatoriedade era para operações de qualquer valor.
Declaração de pensão alimentícia recebida
Em 2022, esse tipo de rendimento passou a ser considerado isento de Imposto de Renda, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para quem pagou a pensão alimentícia, por sua vez, a despesa continua dedutível, e a forma de declarar não teve mudanças.
Agora que você já sabe das principais mudanças para a declaração do Imposto de Renda 2023, que tal separar os documentos e ser um dos primeiros da fila para receber a restituição? Veja dicas neste post.
O período de declaração será de 15 de março a 31 de maio. São obrigados a declarar trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e aposentados que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 ao longo de 2022.
➡ Os informes dos produtos FHE POUPEX estão disponíveis aos clientes. Saiba como acessá-los.
Leia também: Imposto de Renda: seja um dos primeiros a receber a restituição