Dia Mundial da Água: uso racional ajuda o meio ambiente e o seu bolso

22 mar 2022 Atualizado em 30 mar 2022

Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data alerta para a importância do recurso natural e para os perigos da escassez, além de incentivar o consumo consciente. E todo mundo pode (e deve) colaborar, inclusive com ações simples no ambiente doméstico. Você já faz a sua parte? 

Economizar água dentro de casa requer mudança de hábitos, em geral, arraigados. Mas, se não fizermos nada, podemos colocar as futuras gerações em sérios problemas.  

Além disso, o impacto no bolso é grande. A forma como abrimos e fechamos torneiras; as descargas que escolhemos usar; os vazamentos que deixamos de consertar… tudo influencia no valor da conta. 

Confira dicas para usar a água de forma racional, contribuindo com o meio ambiente e, de quebra, economizando no fim do mês.

Banhos rápidos  
Reduzir o tempo do banho não quer dizer ficar menos limpo. Cinco minutos são suficientes para a higienização completa — cada 1 minuto a mais significa 9 litros desperdiçados, segundo dados da empresa BRK Ambiental. E desligue o chuveiro quando for passar o sabonete, o xampu e o condicionador. 

Escovação dos dentes
Durante toda a escovação, deixe a torneira fechada. Abra apenas quando for fazer o bochecho. O mesmo cuidado vale para a hora de lavar o rosto e as mãos! 

Descarga do vaso sanitário 
Se possível, escolha um vaso com descarga de caixa acoplada, que gasta bem menos do que as de válvulas na parede. Também considere instalar uma válvula de duplo acionamento (mais ou menos água), para que o fluxo seja liberado de acordo com a necessidade. 

Aperte apenas uma vez e pelo tempo necessário – cada descarga gasta de 7 a 10 litros de água, de acordo com informações da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Mantenha a válvula de descarga sempre regulada (o consumo pode cair pela metade). 

Louça limpa 
Retire bem os restos de comida com o apoio de um papel (pode ser um guardanapo já usado) e jogue os resíduos no lixo. Ensaboe tudo de uma vez, com a torneira fechada.  

Lavar a louça corretamente ajuda a economizar água.

Outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Isso evita que a gordura se espalhe para os outros itens.  

Caso utilize máquina de lavar, ligue-a apenas quando ela estiver completamente cheia de itens. 

Lavagem de frutas e vegetais 
Opte por uma vasilha com água para higienizar os alimentos. Acrescente uma colher de água sanitária a cada litro de água e deixe por 15 minutos. Depois, use 2 colheres de vinagre em 1 litro de água, durante 10 minutos. Tudo ficará mais limpo e você evitará o desperdício de lavar na torneira. 

Ar-condicionado 
Tem ar-condicionado? Verifique se há gotículas caindo do aparelho. A falta de limpeza pode ser o problema. Muitas vezes, basta lavar ou renovar os filtros nos intervalos recomendados pelo fabricante. Na hora de trocar, aproveite para checar se há alguma obstrução no caminho que leva ao sistema de drenagem. 

Máquina de lavar 
Assim como a lava-louças, a lavadora de roupas deve ser usada na capacidade máxima indicada. E, sempre que possível, reaproveite a água da máquina de lavar para fins não potáveis, como lavar pisos, dar descarga e regar plantas.  

Use um pouco de cloro se tiver que guardar a água por alguns dias. Isso evita o mau cheiro. 

Para regar as plantas 
Quando puder, guarde água da chuva para regar o jardim. Molhe as plantas de manhã cedo ou à noite, para evitar a evaporação rápida da água. Ah! Prefira o regador à mangueira, claro. 

Limpeza da calçada 
Use vassouras sempre que possível. Se precisar jogar água, fuja da mangueira e pegue o balde! Pense bem: nessa hora, que tal reutilizar a água da chuva ou da máquina de lavar? 

Lavagem do carro 
Antes de tudo, reflita se a lavagem do carro pode ter sua frequência reduzida. O ideal é que seja feita apenas uma vez por mês e sempre com um balde, um pano e uma boa esponja. Estima-se que o simples ato de lavar o carro com uma mangueira pode desperdiçar 600 litros. 

Outra opção é a ecolavagem, que usa somente panos de microfibra, um shampoo especial e um borrifador com 400 ml de água. 


Além de colocar em prática as sugestões acima, sempre verifique e corrija infiltrações e vazamentos. Goteiras e manchas podem servir de alerta de que algo está errado. Outros sinais são mofo e pintura com bolhas. Se for o caso, procure uma empresa especializada em consertos de vazamentos.


Leia também: Usina fotovoltaica na Sede da FHE POUPEX reduz consumo de energia em 70%.

Últimas notícias

Loading...