Faltam 2 meses para garantir isenção em placas solares

7 nov 2022 Atualizado em 20 dez 2023

Brasileiros interessados em instalar placas fotovoltaicas em suas casas têm 2 meses para garantir isenção na taxa de distribuição da energia solar. Isso porque o Marco Legal da Geração Distribuída, sancionado neste ano, definiu que quem realizar o procedimento até 6 de janeiro de 2023 não precisará pagar encargos pelo menos até 2045.

A partir de 7 de janeiro, o consumidor que instalar os equipamentos para gerar a própria energia solar terá de arcar com custos de distribuição, mas ainda haverá um período de transição. A cobrança será escalonada nos próximos sete anos e só deve passar a ser cheia a partir de 2029.

As placas solares são uma boa opção para quem quer aliar economia no bolso e hábitos sustentáveis. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a tecnologia leva à redução de até 90% do consumo de energia elétrica e de até metade da conta de luz.

Em média, o retorno do investimento com a instalação do material ocorre em até 5 anos.

Faltam 2 meses para garantir isenção em placas solares

O que é a geração distribuída?

É o modelo de produção de energia elétrica por meio de pequenas usinas geradoras. Essas estruturas podem estar no local de consumo ou bem perto dele e funcionam a partir de fontes renováveis. A energia elétrica produzida nesse formato abastece a unidade consumidora, e o excedente é conectado numa rede de distribuição de uma concessionária.


Quem quiser aproveitar a isenção e migrar para a energia solar pode contar com a POUPEX, por meio de dois produtos: o Consórcio de Bens Duráveis ou o Crédito Imobiliário para Aquisição de Material de Construção

Leia também: 

Tire suas dúvidas sobre a energia solar