Inflação sobe, e Teto IPCA da POUPEX beneficia clientes do Crédito Imobiliário

9 jun 2021 Atualizado em 4 jan 2022

Atualmente, o IPCA é um dos indexadores mais buscados para a correção do saldo devedor do crédito imobiliário. Na POUPEX, cerca de 90% dos novos contratos estão atrelados ao índice. A preferência se deve ao fato de ele oferecer uma parcela inicial menor e a inflação estar relativamente controlada, diferentemente dos tempos de hiperinflação vividos nos anos 1980.

A inflação oficial no País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0,83% em maio de 2021, conforme dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira, 9 de junho. O índice acumula alta de 3,22% no ano e de 8,06% nos últimos 12 meses. Um dos fatores que contribuiu para a elevação foi a alta da energia elétrica.

Os mutuários do Crédito Imobiliário da POUPEX podem ficar tranquilos, pois contam com o Teto IPCA, que limita a inflação a 6,5% a a., benefício exclusivo que reduz o risco de fatores macroeconômicos, o que facilita a gestão do orçamento mensal. Então, independentemente da alta da inflação, o mutuário terá a segurança de contar com esse limitador.

Como funciona o Teto IPCA?

Esse benefício considera o limite máximo de 6,5% ao ano para a inflação. Dessa forma, se o interessado financiar um imóvel de R$ 500 mil, por exemplo, a taxa será composta de juros (a partir de 3,3% a.a.) + o teto inflacionário definido (6,5% a.a), conforme o perfil do mutuário e as condições vigentes.

Garante30

Se o cliente não ficar confortável com uma dívida atrelada à inflação (IPCA), ele poderá alterar o índice de correção do saldo devedor contratado (poupança + juros, TR + juros ou prefixado) dentro de um prazo de 30 meses, contados da data de assinatura do contrato. O mesmo vale para a mudança para qualquer outro indexador.

Últimas notícias

Loading...