A Moody’s, agência internacional de classificação de risco, atribuiu rating AA-.br à POUPEX, em escala que vai de A a D (ver tabela abaixo) e que indica a qualidade de crédito de um emissor.
Segundo a agência, a nota atribuída à POUPEX reforça o consolidado modelo de negócios voltado ao público civil e militar, com foco no crédito imobiliário e forte presença em captação de depósitos de poupança.
Na avaliação, foram destacados pontos fortes da POUPEX, como a elevada qualidade da carteira de crédito com baixo risco, a consistente geração de resultados nos últimos anos e o alto nível de liquidez, apoiado pelo convênio com o Banco do Brasil.
A Moody’s também ressaltou a forte integração das atividades entre a FHE e a POUPEX no atendimento ao público das Forças Armadas, por meio da infraestrutura administrativa, do quadro de colaboradores e do planejamento estratégico.
O que é a escala de rating?
As agências de classificação de risco avaliam a solidez financeira de empresas, governos e outros emissores de títulos de dívida, atribuindo notas de crédito que refletem o risco de inadimplência desses emissores.
A avaliação para definir o risco financeiro e o grau de investimento de uma instituição baseia-se em uma série de critérios técnicos.
Primeiramente, verificam-se a estabilidade financeira e a capacidade de caixa para operar e realizar pagamentos, a qualidade dos títulos e as garantias oferecidas.
Além disso, são avaliados o histórico de crédito e a existência ou não de calotes no passado da instituição.
Também são levadas em conta as condições econômicas e o próprio risco do país onde a entidade está localizada.
Por fim, observa-se a capacidade interna em gerenciar e mitigar riscos, não só financeiros, mas de qualquer natureza. Assim, é possível ter uma visão geral da instituição avaliada.