Proteja-se dos golpes durante o carnaval!

15 fev 2023 Atualizado em 16 fev 2023

Quem frequenta as festas de carnaval já sabe: sempre tem aglomeração de pessoas. Além disso, a diversão é tanta, que é comum ficar distraído na hora de comprar comidas e bebidas, por exemplo. Os golpistas, então, se aproveitam. Por isso, nesta época do ano, é recomendável reforçar os cuidados necessários para curtir os eventos em segurança. 

Para não cair nos golpes, é preciso conhecê-los. Confira quais são os mais frequentes neste período de folia

Golpes mais comuns no carnaval 

💳 Troca de cartão 

O golpista se passa por um ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. O falso vendedor presta atenção no código digitado. Depois, devolve ao comprador um cartão diferente e fica com o dele. 

Também há truques para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra, deixando os números à mostra. Cuidado com isso! 

“É importante ressaltar que o campo de senha deve mostrar apenas asteriscos”, alerta o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Adriano Volpini. 

E claro: mesmo sem a senha, o criminoso pode fazer compras virtuais, usando as informações do cartão (número, validade e CVV). 

💲 Alteração de valor 

O falso ambulante digita um valor diferente. O cliente não olha para o visor e aproxima o cartão ou digita a senha, sem perceber que pagou a mais. 

🤚 Pagamento por aproximação indevido 

Em meio à aglomeração, criminosos aproximam a maquininha do seu cartão, que pode estar no bolso, na carteira ou na bolsa, e realizam um pagamento por aproximação sem você notar.  

❌ Bloqueio do pagamento por aproximação 

Um novo golpe tem chamado a atenção e pode aumentar durante o carnaval. Ao tentar pagar por aproximação, o consumidor não consegue e é orientado a inserir o cartão na máquina, quando os dados são clonados por um programa espião.  

Nesse caso, o vendedor não é o responsável pelo crime. Ele recebeu o contato do golpista, que se passou por algum funcionário da empresa de manutenção da maquininha e pediu que ele baixasse um arquivo por meio de um link, instalando um vírus no sistema. 

Golpes mais comuns no carnaval 
Aglomeração facilita a prática de golpes no carnaval

10 dicas para não cair em golpes digitais

1. Não guarde o cartão solto em bolsos ou bolsas, pois isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração, como em bloquinhos de carnaval. 
2. Nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Esse procedimento deve ser sempre feito por você. 
3. Ao digitar a senha, garanta que não esteja visível. 
4. Não aceite pagar se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor. 
5. Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso. 
6. Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco. 
7. Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu. 
8. Mantenha o seu celular sempre protegido para evitar furto ou roubo do aparelho. Uma sugestão é usar uma pochete ou “doleira” na cintura, mantendo os pertences para a frente. 
9. A senha deve ser única para acesso ao banco. Também use o bloqueio de tela inicial e a biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos. 
10. Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência. 

Fonte: Febraban


Essas dicas foram importantes para você? Aproveite e siga as nossas redes para mais conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube


Leia também: Pix: como usá-lo de forma segura 

Últimas notícias

Loading...