Comece o ano com as finanças organizadas

28 dez 2022 Atualizado em 19 dez 2023

Com a virada do ano, o momento é de avaliar o que passou e traçar metas para os próximos 12 meses. No âmbito financeiro, o fim de um ano e o início de outro marcam um aumento de despesas, com confraternizações, viagens, impostos, seguros e gastos escolares. É hora, portanto, de fazer o planejamento de 2023 e começar com as finanças organizadas. 💲

Para isso, a POUPEX traz dicas de saúde financeira. Elas vão ajudar na realização de projetos ao longo do novo ano. 

Faça um mapeamento das finanças 

Comece o ano com as finanças organizadas

Esse monitoramento deve ocorrer ao longo de todos os meses, mas, para quem ainda precisa começá-lo, a virada do ano facilita as coisas, por ser um marco temporal.  

Em uma planilha, liste os gastos essenciais (os fixos e os variáveis) e os categorize. Esse é o chamado orçamento pessoal e toda família deve ter o seu. Saiba mais detalhes neste post do nosso blog. 

“É preciso compreender exatamente como funcionam a entrada e a saída do dinheiro”, salienta o Gerente do Projeto de Educação Financeira da POUPEX, Márcio Manzi. 

Não é nada complexo: planilhas simples no computador ou até em um caderno são suficientes. Aplicativos gratuitos de planejamento financeiro também podem ajudar nessa missão. Alguns bem conhecidos: Mobills, Organizze e Minhas Economias

Eleja prioridades 

Comece o ano com as finanças organizadas

Diferencie os gastos inevitáveis dos opcionais. Depois, identifique a melhor forma de pagamento, se à vista ou em prestações

Quite dívidas 

Comece o ano com as finanças organizadas

Aproveite o 13º salário, o adicional de férias (se você costuma tirar seus dias de descanso no fim do ano) e possíveis valores adicionais — como participação nos lucros e resultados — para quitar dívidas.  

“Começar o ano no azul significa mais leveza e ânimo para colocar seus projetos em prática”, sugere Márcio Manzi. 

Poupe dinheiro 

Se você não tem dívidas, use os recursos extras da dica anterior para guardar dinheiro. A poupança é uma ótima aliada. Na POUPEX, há quatro tipos:  a tradicional e a dos Sonhos (ambas para o público em geral), a Salário (para quem recebe pelo Banco do Brasil) e a Automática (exclusiva para militares e pensionistas). 

Tenha metas financeiras 

Antes de tirar seus sonhos do papel, coloque-os no papel, literalmente! Ou seja, anote, faça uma lista, escreva tudo o que você pretende fazer, no curto, no médio e no longo prazo. 

Claro que essa tarefa pode ser feita de forma digital, no computador ou no celular. “O que importa é que você consiga visualizar seus sonhos e organizá-los”, avisa Manzi. 

Reveja seus hábitos 

A virada do ano também é uma oportunidade de repensar alguns hábitos financeiros. Algumas perguntas que você pode se fazer: 

  • Preciso mesmo pedir comida delivery tantas vezes?  
  • Minhas compras têm sido por necessidade ou por impulso?  
  • Há serviços de streaming que contrato e nem uso?  
  • Estou pagando alguma anuidade de cartão de crédito sem precisar? 

Com as respostas a esses e outros questionamentos, aproveite a mudança de ano para adotar novos hábitos, mais conscientes e sustentáveis.


Gostou dessas dicas para deixar as finanças organizadas? Aproveite e siga as nossas redes para mais conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Últimas notícias

Loading...