Com a virada do ano, o momento é de avaliar o que passou e traçar metas para os próximos 12 meses. No âmbito financeiro, o fim de um ano e o início de outro marcam um aumento de despesas, com confraternizações, viagens, impostos, seguros e gastos escolares. É hora, portanto, de fazer o planejamento de 2023 e começar com as finanças organizadas. 💲
Para isso, a POUPEX traz dicas de saúde financeira. Elas vão ajudar na realização de projetos ao longo do novo ano.
Faça um mapeamento das finanças
Esse monitoramento deve ocorrer ao longo de todos os meses, mas, para quem ainda precisa começá-lo, a virada do ano facilita as coisas, por ser um marco temporal.
Em uma planilha, liste os gastos essenciais (os fixos e os variáveis) e os categorize. Esse é o chamado orçamento pessoal e toda família deve ter o seu. Saiba mais detalhes neste post do nosso blog.
“É preciso compreender exatamente como funcionam a entrada e a saída do dinheiro”, salienta o Gerente do Projeto de Educação Financeira da POUPEX, Márcio Manzi.
Não é nada complexo: planilhas simples no computador ou até em um caderno são suficientes. Aplicativos gratuitos de planejamento financeiro também podem ajudar nessa missão. Alguns bem conhecidos: Mobills, Organizze e Minhas Economias.
Eleja prioridades
Diferencie os gastos inevitáveis dos opcionais. Depois, identifique a melhor forma de pagamento, se à vista ou em prestações.
Quite dívidas
Aproveite o 13º salário, o adicional de férias (se você costuma tirar seus dias de descanso no fim do ano) e possíveis valores adicionais — como participação nos lucros e resultados — para quitar dívidas.
“Começar o ano no azul significa mais leveza e ânimo para colocar seus projetos em prática”, sugere Márcio Manzi.
Poupe dinheiro
Se você não tem dívidas, use os recursos extras da dica anterior para guardar dinheiro. A poupança é uma ótima aliada. Na POUPEX, há quatro tipos: a tradicional e a dos Sonhos (ambas para o público em geral), a Salário (para quem recebe pelo Banco do Brasil) e a Automática (exclusiva para militares e pensionistas).
Tenha metas financeiras
Antes de tirar seus sonhos do papel, coloque-os no papel, literalmente! Ou seja, anote, faça uma lista, escreva tudo o que você pretende fazer, no curto, no médio e no longo prazo.
Claro que essa tarefa pode ser feita de forma digital, no computador ou no celular. “O que importa é que você consiga visualizar seus sonhos e organizá-los”, avisa Manzi.
Reveja seus hábitos
A virada do ano também é uma oportunidade de repensar alguns hábitos financeiros. Algumas perguntas que você pode se fazer:
- Preciso mesmo pedir comida delivery tantas vezes?
- Minhas compras têm sido por necessidade ou por impulso?
- Há serviços de streaming que contrato e nem uso?
- Estou pagando alguma anuidade de cartão de crédito sem precisar?
Com as respostas a esses e outros questionamentos, aproveite a mudança de ano para adotar novos hábitos, mais conscientes e sustentáveis.
Gostou dessas dicas para deixar as finanças organizadas? Aproveite e siga as nossas redes para mais conteúdo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!