Contratar seguro de vida vale a pena?

22 ago 2022 Atualizado em 20 dez 2023

Alguns mitos rondam o tema seguro de vida. Por medo de pensar e falar sobre o assunto, muitas pessoas o transformam em tabu. 

Mas o seguro de vida é importante sobretudo em momentos delicados de dor e de perda, que, muitas vezes, trazem consequências financeiras para os que ficam. 

Por isso, é preciso se informar. Buscar conhecimento é a melhor maneira de entender a necessidade desse tipo de proteção. 

Reunimos cinco mitos sobre o seguro de vida para você derrubá-los de uma vez. Vamos lá? 

Mito 1: seguro de vida é caro 

É mais acessível do que se imagina. O valor depende de variáveis como idade, profissão, padrão de vida atual e necessidades específicas dos segurados. Não existe preço fixo, mas, na POUPEX, há opções a partir de R$ 20 por mês.  

Também se trata de uma questão cultural. Que tal focar no custo-benefício? Um seguro de vida garante proteção a quem você mais ama. 

Mito 2: serve apenas para casos de morte 

As coberturas abrangem casos de doenças graves, quando é possível resgatar uma parte da quantia em vida e usá-la para custear tratamento ou para outras necessidades.  

Também há situações de invalidez parcial ou total por acidente, quando o seguro é calculado de forma proporcional. 

Mitos sobre o seguro de vida
Mitos sobre o seguro de vida

Mito 3: seguro de vida é só para jovens 

No início deste século, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez projeções de que a vida média do brasileiro chegará ao patamar de 81 anos em 2050. Portanto, como pensar em seguro de vida apenas para jovens?  

Na POUPEX, por exemplo, pessoas com até 70 anos podem contratar esse tipo de proteção. Trata-se de uma segurança para todas as idades. 

Mito 4: só herdeiros legais podem ser beneficiários 

A cobertura paga em razão da morte natural ou por acidente não é considerada herança, portanto, os beneficiários do seguro não são, necessariamente, os herdeiros. O titular do contrato pode indicar os beneficiários, que podem ser parentes distantes, amigos e até vizinhos, por exemplo. E é possível mudar a escolha quantas vezes quiser. 

Mito 5: é difícil ser indenizado quando precisa 

O processo ocorre de maneira simples e sem complicações. Não é necessário recorrer a advogados ou especialistas.  

Para receber o valor, o beneficiário só precisa acionar a seguradora e enviar os documentos para avaliação. A companhia tem o prazo legal de até 30 dias para liberar a indenização.  

No caso do seguro da POUPEX, ela é a estipulante da apólice e acompanha todos os trâmites desse processo, desde a conferência da documentação necessária até a conclusão do processo. Em sua maioria, os processos de sinistros são analisados e pagos em até 10 dias

Ou seja, é um dinheiro que fica disponível de imediato, sem entrar em questões judiciais


Essas dicas foram úteis para você? Saiba mais sobre o seguro de vida da POUPEX, o FAM Família


Leia também: Quais são as coberturas de um seguro de vida? 

Últimas notícias

Loading...