Dia Nacional da Saúde: faça pequenas pausas durante o dia

5 ago 2022

Hoje, 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, responsável pela erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no século 20. A data destaca a importância dos cuidados com o corpo e a mente. Nesse dia, o convite é fazer pequenos intervalos durante a correria do cotidiano. 

As pausas ajudam a reduzir o estresse, aumentar a concentração, melhorar a criatividade e tomar decisões melhores. Elas também potencializam a produtividade, já que uma mente descansada é mais eficiente. Colabora ainda com a memória, pois o cansaço mental pode prejudicar a consolidação das informações que obtivemos durante o dia, fazendo com que as esqueçamos. 

Tempo de qualidade 

Os intervalos no trabalho não devem ter longas durações. Ou seja, não se trata de assistir rolar o feed das redes sociais ou a um filme no meio da tarde, mas de fazer  pausas de 5 a 10 minutos para tomar um café, conversar com os colegas, respirar ar puro, meditar ou se alongar.  

Abaixo, a educadora física da POUPEX Pâmela Cristine Lima sugere movimentos simples para auxiliar no bem-estar diário. A ginástica laboral reduz a fadiga, combate as tensões e ajuda a prevenir doenças laborais, entre outros benefícios. 

Mantenha a sua saúde em dia: movimente-se!

Cuidados com a saúde - dicas de exercícios rápidos

Cuidados com a saúde - dicas de exercícios rápidos



Leia também: Corrida de rua: benefícios para a saúde física e mental

Últimas notícias

Loading...