POUPEX investe em gamificação para reforçar segurança cibernética

6 mar 2023

Garantir a segurança dos dados de clientes, parceiros e fornecedores é fundamental para a POUPEX. E, para reforçar esse cuidado, os empregados contam com um treinamento utilizando técnicas de gamificação: o Hacker Rangers. A estratégia foi adotada pela Instituição em 2021 e, atualmente, está na quinta temporada. 

“A adoção de um programa de conscientização contínuo e atrativo oferece maior segurança ao ambiente cibernético”, destaca Leandro Naves, Gerente de Infraestrutura e Segurança da Informação. 

Todos os colaboradores da POUPEX são incentivados a participar: empregados, estagiários, jovens aprendizes e terceirizados. 

Como funciona 

O Hacker Rangers está disponível em plataforma própria de gamificação. Os participantes assistem a vídeos curtos, leem apostilas e respondem a testes, tudo de maneira divertida e didática.  

Por meio de gamificação, Hacker Rangers é estratégia para conscientizar equipe sobre importância da segurança cibernética

As ciberatitudes, por sua vez, são sugestões ou comentários relacionados aos temas abordados no game

Cada tarefa concluída ou ciberatitude enviada vale uma pontuação. Os melhores do ranking são reconhecidos ao fim de cada temporada, que dura, em média, 3 meses. 

“O mais interessante é que os conteúdos são muito familiares, pois os vivenciamos em nosso cotidiano”, diz o profissional de tecnologia da informação Klebson Oliveira, vencedor da última temporada. “Eles estimulam o engajamento e a ampliação do conhecimento dos funcionários”, avalia. 

Alguns temas abordados no treinamento 
Boas práticas de segurança cibernética
Compras on-line seguras 
Códigos maliciosos 
E-mail: como usar com segurança
Engenharia social
Fotografias em redes sociais: riscos e prevenções 
Golpes digitais
Home office seguro
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Senhas fortes 

Leia também: “123456”… Sua senha é realmente segura?

Últimas notícias

Loading...